Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

São Brás de Alportel apresentou Feira da Serra e recriação histórica na BTL

O município de São Brás de Alportel desvendou, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a edição de 2019 da Feira da Serra e a III Recriação Histórica «São Braz d’Alportel 1914 – Uma viagem no tempo».

No passado sábado, o maior certame nacional de turismo foi o palco escolhido pelo município são-brasense para a apresentação pública dos dois principais eventos que o concelho vai receber este ano.

Vítor Guerreiro, presidente da câmara, apresentou as novidades da 28.ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, que este ano tem o figo como produto de eleição e vai decorrer entre 25 e 28 de julho.

O evento é composto por duas dezenas de espaços temáticos, com um programa de animação para toda a família e a oportunidade certa para conhecer os mais autênticos produtos da região, a par dos mais inovadores projetos que inovam a tradição.

A acessibilidade para todos, a segurança e a redução da pegada ecológica com a utilização de materiais amigos do ambiente são apostas da Feira da Serra reforçadas nesta 28.ª edição.

Quanto ao cartaz musical, Calema inauguram o palco na noite de quinta-feira, 25, seguindo-se os intemporais Gipsy Kings (dia 26), os HMB (27) e, por fim, o projeto Cantar Amália (28).

A viagem no tempo por 105 anos de memórias é a proposta da III Recriação Histórica «São Braz d’Alportel 1914», marcada para 25 de maio.

A vice-presidente da autarquia são-brasense, Marlene Guerreiro, deixou o convite para “uma experiência única, que leva o visitante a entrar na história, provar sabores seculares, reviver os tempos agitados da I República, tão recentemente implantada e sentir a emoção dos momentos da elevação de São Brás de Alportel a concelho, a grande conquista do povo são-brasense, alcançada pela ousadia, coragem e determinação dos republicanos e livres pensadores e suportada pelo desenvolvimento da indústria corticeira”.

A recriação histórica é uma iniciativa bienal, levada a cabo pelo município, que nesta 3.ª edição conta com o apoio do programa «365 Algarve» e com um enorme envolvimento da comunidade, na preparação de todo um vasto programa de animação, com demonstrações ao vivo das artes e costumes de outrora, espaços de degustação e inúmeras razões para viajar no tempo.

Integrado no «Espaço Algarve», o município de São Brás de Alportel esteve representado na BTL dando a conhecer as potencialidades do território de portas abertas a novos visitantes nacionais e estrangeiros.

Os sabores da rica gastronomia local, a Rota da Estrada Nacional 2, o ciclo de «Passeios Natureza», os desportos de aventura, a Calçadinha de origem romana, o Museu do Traje - único a sul do Tejo - e a Festa das Tochas Floridas, singular no país, foram algumas das muitas propostas em destaque.



Exit mobile version