Jovens atletas do Karate Clube de Loulé e do Quarteirense conquistaram quatro medalhas, incluindo três de ouro, no 9.° World Shitoryu Karatedo International Championships, disputado este fim de semana em Tóquio, no Japão.
Beatriz Cavaco (Karaté Clube de Loulé), em kumite 16-17 anos; Catarina Gonçalves (KCL), em kumite 14-15 anos, e Jesse Velosa (Quarteirense), em kumite 12-13 anos, conquistaram medalhas de ouro nas suas categorias, enquanto Sofia Ferro (KCL), em kumite 12-13 anos, alcançou uma medalha de bronze.
Meia dúzia de jovens karatecas algarvios conseguiram ainda resultados de relevo, terminando as suas categorias no 5.º lugar.
A comitiva da União Shitoryu Portugal (USRP), de longe uma das maiores de sempre e composta por 14 atletas entre os 12 e os 17 anos, dois treinadores, um árbitro e um delegado partiu do Algarve no passado dia 6 de março, na companhia de familiares e apoiantes.
A 9.ª edição do evento organizado pela Word Shitoryu Karatedo Federation realizou-se entre os dias 15 e 17 de março no mítico pavilhão Tóquio Budokan, uma instalação desportiva inteiramente dedicada às artes marciais e situada no coração da capital nipónica.
Esta prova, considerada uma das mais relevantes a nível internacional na modalidade, contou com a participação de mais de mil atletas, vindos de cerca de quarenta países membros da World Shitoryu Karatedo Federation.
No evento foi ainda destacado o papel preponderante do karaté no panorama desportivo internacional. Recorde-se, a modalidade fará parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio dentro de um ano.
“As mais elevadas personalidades do karaté a nível internacional, desde dirigentes, árbitros, treinadores e atletas de vários escalões mostraram-se positivamente impressionados pelo excelente nível demonstrado pelos jovens atletas algarvios, que superaram em vários casos atletas promissores de países como o Japão ou Rússia, considerados verdadeiras potências mundiais na modalidade”, salienta a USRP.
O presidente da USRP, Daniel M. Coelho, manifestou “satisfação e orgulho” pelos resultados obtidos, destacando o apoio de várias entidades oficiais, como as autarquias de Loulé e Albufeira e as juntas de freguesia de São Clemente, São Sebastião e Albufeira.