Michel Temer e Moreira Franco - Foto: António Cruz / Agência Brasil

Ex-presidente Michel Temer hoje preso pela Lava-Jato

A notícia é manchete em, praticamente, toda a comunicação social brasileira. O ex-presidente da República do Brasil acaba de ser preso, numa ação levada a cabo nesta quinta-feira (dia 21) pela força-tarefa da Operação Lava-Jato do Rio de Janeiro.

Segundo o portal G1, há ainda um mandado de busca e prisão contra o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.
O ex-ministro Franco e o ex-presidente Temer foram citados por delatores e doleiros, investigados no âmbito da Lava-Jato, mas ainda não há detalhes concretos sobre o motivo das detenções hoje efetuadas.

Pub

O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi detido preventivamente, esta manhã em São Paulo, no seguimento do mandado de prisão expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio.
De salientar que «o ex-presidente responde a dez inquéritos, cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal» (STF), dado que «foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo», descreve a notícia publicada no portal G1.

Numa outra notícia, publicada no portal noticiasaominuto.com o antigo presidente é «suspeito de ter tido conhecimento do pagamento de um suborno por parte de José Antunes Sobrinho, o dono da Engevix. O empresário revelou à polícia federal que pagou um suborno de um milhão de reais (cerca de 232 mil euros) a pedido do coronel João Baptista Lima Filho, um amigo de Temer, e do ex-ministro Moreira Franco. A Engevix conseguiu o contrato para um projeto do central nuclear Angra 3.»

Considerando que a prisão de Michel Temer é de carácter preventivo, não há prazo determinado para a sua libertação. Contudo, já foi divulgado que, independentemente de tudo, será apresentado ainda hoje um pedido de habeas corpus visando a soltura do ex-presidente a República do Brasil, que substituiu Dilma Roussef na sequência do impeachment que a retirou do cargo.

Entretanto, a imprensa confirma que, pouco antes do meio-dia, o ex-ministro das Minas e Energia do governo de Temer,  Moreira Franco (MDB) também foi preso.

Pub

Eis, na íntegra, o pedido de prisão do ex-presidente Michel Temer , documento publicado no portal de notícias UOL.



Pub
Mais em Internacional
Brasil: fim do estado de emergência em saúde pública Covid-19

Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN),…

Brasileiro encontrado morto com abraçadeiras no pescoço

O corpo do brasileiro, natural de Minas Gerais, foi encontrado na região de Cabo da…

Manto de neve cobre parte do sul do Brasil

Um manto de neve cobriu partes do estado de Santa Catarina no sul do Brasil que desde há alguns dias enfrenta uma invulgar vaga de frio

Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.