Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Dança: Teatro das Figuras acolhe «IBM1401 – A User’s Manual (in memoriam)» em estreia nacional

O festival encontros do DeVIR apresenta no próximo sábado, 30, o espectáculo «IBM 1401 – A User’s Manual (in memoriam)» em estreia nacional no Algarve, marcada para o Teatro das Figuras, em Faro.

Trata-se de um solo icónico da dança contemporânea islandesa por uma das mais destacadas bailarinas da cena europeia, Erna Ómarsdóttir, com música do compositor Jóhann Jóhannsson, autor da banda sonora do filme «A teoria do tudo».

Baseada na história do primeiro computador a chegar à Islândia, em 1964, esta peça combina movimentos de dança contemporânea com uma música inspirada na tecno-nostalgia.

“Tudo é intenso, estranho, inóspito, desarmante e maravilhosamente humano. Não estamos, mas até poderíamos estar a falar da Islândia, esse país mágico onde tudo nos espera, tal como nesta criação”, referem os criadores.

«IBM 1401 - A User's Manual», foi apresentada pela primeira vez em 2002. No final de 2017, Erna e Jóhann começaram a falar sobre a possibilidade de repor este trabalho, mas, já com as apresentações programadas, Jóhann Jóhannsson faleceu no passado mês de fevereiro.

“Ao repor esta peça, Erna Ómarsdóttir comemora um colaborador e amigo de longa data. É uma oportunidade singular, de ver em palco uma intérprete única, e uma música do outro mundo”, refere a associação a DeVIR/CAPa, organizadora do festival.



Exit mobile version