
Embraer em conversações com Portugal para fornecer avião militar KC-390
O diretor do programa KC-390 da Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, Walter Pinto Júnior, afirmou esta terça feira, dia 2 de abril, que estão a decorrer conversações com as autoridades portuguesas para a venda de cinco aviões do modelo KC-390, um cargueiro de transporte militar, que já é o maior do género fabricado no Brasil, segundo uma notícia com a chancela da Reuters publicada pela Globo.Com (G1).
Embraer realiza voo do 1º avião militar KC-390
"O estágio está bem avançado e estamos bem confiantes que vamos atender todos os requisitos", afirmou à Reuters Walter Pinto Júnior, acrescentando que a companhia participa ainda numa concorrência pública na Nova Zelândia para fornecer outras cinco aeronaves do modelo KC-390.
De acordo com a notícia da Reuters, reproduzida no portal Globo.Com (G1), a Embraer já tem contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer 28 aviões KC-390 nos próximos anos, com uma primeira aeronave esperada para ser entregue até o final de junho e uma segunda na última metade do corrente ano.
De acordo com a mesma notícia, o KC-390 é um projeto da FAB que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. Foram sete anos de estudo em parceria com Argentina, Portugal e República Checa para desenvolver o protótipo.
Segundo a Embraer, desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os protótipos do KC-390 têm apresentado uma alta taxa de disponibilidade.
O KC-390 é uma aeronave de transporte tático, capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, desempenho que em Portugal certamente seria de extrema importância.