O campeonato nacional de canoagem de mar arranca no próximo fim de semana com uma jornada dupla no Algarve, designadamente nas águas de Lagoa e de Portimão, nos dias 13 e 14, respetivamente.
No sábado, decorre o Lagoa Downwind, num percurso de 14 quilómetros da praia Grande, em Ferragudo, à praia da Senhora da Rocha, no concelho de Lagoa, com organização do Kayak Clube Castores do Arade.
No domingo, a 2.ª etapa, promovida pelo Clube Naval de Portimão, disputa-se entre a praia da Marina e a ria de Alvor.
Vão estar presentes os melhores atletas nacionais, com destaque para os campeões da época passada e vários representantes nacionais no último Campeonato da Europa que se realizou em Alicante, Espanha.
O júnior Bernardo Pereira, atleta do Naval da Calheta da Madeira, medalha de bronze nos últimos Europeus, é o grande favorito no seu escalão.
João Santos (Naval de Sesimbra), campeão nacional sénior com seis vitórias nacionais em 2018, é um dos favoritos à vitória, além de Sérgio Jesus (Náutico de Milfontes), vice-campeão nacional e único atleta a bater João Santos em 2018, ou Guilherme Cabral (Naval de Sesimbra).
Para a vitória absoluta, é preciso contar também com os veteranos Artur Tomaz (Canoagem de Setúbal) e Hugo Lima (Náutico de Fão).
Na competição feminina, Sara Rafael (Náutico de Litoral Alentejano) e Sofia Coelho (Naval de Sesimbra) são as favoritas.
Nas tripulações, destaque para os campeões nacionais de seniores, Diogo Patrício e Nuno Silva (Náutico de Milfontes), e para os vice-campeões nacionais, Pedro Pereira e Luís Niza (Costa do Sol).
Nas tripulações mistas, os irmãos campeões nacionais em 2018, Diogo e Inês Esteves (Náutico do Litoral Alentejano), são favoritos.
O campeonato nacional de canoagem de mar de 2019 é constituído por oito etapas. Com utilização de caiaques do tipo surfskis e canoas outrigger, trata-se de uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa, onde os atletas aproveitam as condições de mar e vento a seu favor, em percursos definidos em mar aberto, preferencialmente a favor do vento (downwind), com largada e chegada em diferentes locais.
A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por ocean racing. No próximo ano, Portugal organizará o Campeonato do Mundo, em Viana do Castelo.