O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), em Vila Real de Santo António, vai promover duas oficinas, uma dedicada à criação de Maios e outra, dirigida ao público infantil, à criação de abrigos para insetos.
No domingo, 14, das 15:00 às 18:00 horas, decorre na Antiga Escola Primária de Santa Rita a oficina «Vem Criar um Maio», para o público em geral.
No Algarve, em muitos lugares, é tradição no primeiro dia de Maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. São bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada.
“São feitos pelas populações com simplicidade e improvisação, comummente acompanhados de reproduções de animais, objetos de uso comum, encenando actividades quotidianas, com dizeres a propósito, em prosa ou verso”, refere o CIIPC.
Nesta oficina, vão ser criados Maios que sairão depois à rua em Santa Rita nos dias 1 e 2 de maio, encenando quadras e dizeres.
Os participantes na oficina participarão desta forma na iniciativa «Maios na Aldeia de Santa Rita», que conta com o envolvimento dos habitantes da aldeia.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Mais informações pelos contactos 281952600 e [email protected] ou pelo sítio online do centro.
No dia 17 de abril, das 9:30 às 12:30, também em Santa Rita, Nuno Silva orientará a oficina «Cria Vida no teu Abrigo para Insetos», destinada a crianças dos 5 aos 12 anos.
“Nem sempre temos consciência da importância dos insetos para a manutenção do equilíbrio e renovação da natureza, especialmente nesta altura do ano. Estes pequenos seres (abelhas, borboletas, formigas, joaninhas, gafanhotos, besouros, libélulas,…) são fundamentais para a polinização e reprodução das flores, contribuem também para o espalhar das sementes e para o controlo de pragas”, refere o CIIPC.
O centro pretende retribuir a ajuda que os insectos dão para o equilíbrio de hortas e jardins criando-lhes um abrigo, onde terão condições para se abrigarem e reproduzirem.
As crianças vão poder criar abrigos para os insetos com troncos, ramos, folhas, palhinhas, canas, pinhas, telhas ou cartão enrolado. No final, cada participante levará para casa um pequeno abrigo para insetos.
As inscrições, que devem ser feitas previamente, têm um valor de 7 euros, a pagar diretamente ao orientador da ação. Mais informações pelos contactos já citados.