(Imagem: Google Maps)

Paulo Sá defende soluções para os problemas do porto de pesca de Albufeira

O deputado Paulo Sá (PCP), eleito pelo círculo de Faro, exigiu ao governo a resolução dos problemas que afetam o porto de pesca de Albufeira, que salientam ter sido “mal concebido de raiz”.

Há dois anos, em maio de 2017, uma delegação comunista visitou o porto de pesca de Albufeira, tendo questionado o governo sobre os problemas que afetam a infraestrutura portuária e a comunidade piscatória.

Pub

Recentemente, uma delegação do partido, com o deputado algarvio Paulo Sá, acompanhada pela Associação dos Profissionais de Pesca de Albufeira, visitou novamente a infraestrutura, constatando que “os problemas assinalados há dois anos continuam por resolver”.

De acordo com o requerimento enviado por Paulo Sá à ministra do Mar, o porto de pesca de Albufeira foi “mal concebido de raiz”, um problema de conceção identificado “desde a sua entrada em funcionamento”.

“Quando o mar está muito revolto e com vento forte de sueste, a ondulação e as correntes marítimas entram no porto e destroem as estruturas e as embarcações que aí se encontram, obrigando a deslocar as embarcações maiores para a Marina de Albufeira e a içar da água e colocar a seco as embarcações mais pequenas”, explica o deputado, que exige o prolongamento do molhe exterior de forma a proteger as estruturas e as embarcações que se encontram no espaço portuário.

O governo já tinha reconhecido, em 2017, “a necessidade de realização” de uma nova obra marítima de proteção às embarcações de pesca que, “efetivamente, estão particularmente expostas no local que lhes é destinado”.

Pub

“Contudo, apesar deste reconhecimento da necessidade de uma nova obra marítima, o governo nada fez, nem sequer iniciou os estudos prévios da referida obra”, frisa o deputado algarvio.

A destruição do cais flutuante, que obriga à descarga do pescado na rampa varadouro e ao seu transporte, em condições precárias, para as instalações da lota, é outro dos problemas apontados por Paulo Sá, para quem a solução passaria pela construção de um passadiço em frente ao edifício da Lota e a instalação de uma grua.

Por fim, subsiste o problema de ausência de um ponto de venda de combustível para as embarcações no porto de pesca de Albufeira.



Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas