A 5.ª edição do ciclo de conferências «Amatores in Situ – o Mundo Antigo Visto por Quem o Ama» arranca na próxima semana nas ruínas romanas de Milreu, junto a Estoi, no concelho de Faro.
A agenda contempla nove ações, que vão realizar-se entre 24 de abril e 28 de junho, todas com início às 18:00 horas, e pretendem “divulgar a cultura antiga e estimular a curiosidade sobre o nosso património comum”, salienta a organização, que resulta de uma colaboração entre direção regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve, Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.
O ciclo integra-se no programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM).
A primeira conferência realiza-se no 24 de abril, sob o mote «Movimentos Perpétuos das Sementes Imortais – Os Clássicos Viajam para a Atualidade na Poesia de Anne Carson e de Nunes da Rocha», pela palestrante Ana Isabel Soares, docente da UAlg.
Segue-se, em 30 de abril, «A Temática Erótica nas Elegias de Tibulo», por João Batista Toledo Prado (Universidade Estadual Paulista – Araraquara, Brasil).
“Apesar de a temática genérica ser a Antiguidade, pelo programa pode-se entrever o denominador comum em torno da «viagem». As nove sessões agendadas irão abordar os temas da transumância, o encontro com o desconhecido”, assinala a organização.
As ruínas romanas de Milreu foram o local escolhido para a sua realização por ser “um local que proporciona uma experiência imersiva ao participante que procura aprofundar os seus conhecimentos sobre cultura antiga”.
A atividade será organizada e coordenada por Ana Isabel Soares e João Pedro Bernardes, docentes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, que prosseguem o trabalho anteriormente realizado na iniciativa «Amatores in Situ», sempre em Milreu, por Adriana Freire Nogueira.
A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes e por ordem de chegada.
Programa
24 de abril - «Movimentos Perpétuos das Sementes Imortais – Os Clássicos Viajam para a Atualidade na Poesia de Anne Carson e de Nunes da Rocha», por Ana Isabel Soares, docente da UAlg;
30 de abril - «A Temática Erótica nas Elegias de Tibulo», por João Batista Toledo Prado (Universidade Estadual Paulista – Araraquara, Brasil);
17 de maio - «Entre o Atlântico e o Mediterrâneo: Navegação e Comércio Marítimo em Época Romana», por Sónia Bombico (CIDEHUS – Universidade de Évora);
24 de maio - «Pastores da Ibéria», por Fernanda M. Dias (mestre em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve);
31 de maio - «O Episódio do Julgamento de Páris na Literatura e nas Artes», por Fuensanta Garrido Domené e Gabriel Laguna Mariscal (Universidad de Córdoba);
7 de junho - «A Presença dos Clássicos em ‘Uma Viagem à Índia’, de Gonçalo M. Tavares», por Pedro Quintino de Sousa (Universidade do Algarve, CLEPUL);
14 de junho - «Viajar no Mundo e entre as Gentes do Império Romano Tardio: Alguns Relatos de Viagens acerca do Mundo Mediterrânico antes da Idade Média», por Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra, Associação Portuguesa de Estudos Clássicos);
19 de junho - «A Viagem em Píndaro», por António de Castro Caeiro (Universidade Nova de Lisboa)
28 de junho - «Viagem para a Felicidade», por Leonor Santa Bárbara (Universidade Nova de Lisboa)