«Primavera Literária» na Alameda dá novo impulso à Feira do Livro de Faro

O jardim da Alameda vai receber, entre 16 e 19 de maio, o evento «Primavera Literária», na qual estará integrada, num formato inédito, a 43.ª Feira do Livro de Faro.

A presença de escritores conceituados, espetáculos literários e musicais, exposições, cinema, workshops e sessões para crianças são alguns dos ingredientes da iniciativa.

Pub

O município de Faro anunciou em comunicado que pretende dar “um novo impulso à sua histórica Feira do Livro, que em conjunto com o festival literário, apresentará uma programação cultural de excelência”, realizando-se pela primeira vez na Alameda João de Deus.

O evento, que decorrerá diariamente entre as 10:00 e as 24:00 horas, apresentará uma maior oferta de títulos e uma maior diversidade de publicações.

Além de títulos nacionais e internacionais de grande interesse do público, haverá uma oferta especial de literatura infanto-juvenil e ainda a presença de editoras do Algarve com publicações de interesse local.

O local do certame irá estender-se à biblioteca municipal de Faro e às instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Pub

Com uma programação diversificada, será possível visitar exposições, assistir a apresentações de livros, a entrevistas de vida e a espetáculos literários e musicais. Paralelamente, um conjunto de atividades para miúdos e graúdos garante que uma visita ao festival será um momento bem passado em família.

O festival literário contará com a especial presença de conceituados autores, como Neill Lochery, Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Isabel Stilwell e João Tordo.

Na música, destacam-se as atuações de Fernando Leal, voz conhecida dos algarvios, e de Teresa Aleixo, artista farense, que apresentará ao vivo o seu último álbum de originais.

Uma múltipla oferta para escolas, famílias e crianças vai também ter o seu espaço no «Primavera Literária»: os autores Susana Jorge, José Pires e Ana Saldanha apresentam sessões para os mais jovens e para a família, enquanto Adelaide Fonseca e Ricardo Coelho apresentam «O Pássaro Escritor», um concerto poético para as famílias, que podem ainda assistir ao «Bebe MusicoNatura».

«O Lobo Vegetariano» é uma das sessões que Teatro Bambolina (ASMAL) apresenta também para escolas, juntando-se a equipa interdisciplinar da Biblioteca Municipal de Faro com a «Hora do Conto» e um conjunto de atividades para os mais novos.

Pub

Em colaboração com a editora Sul, Sol e Sal, está prevista uma palestra sobre a investigação histórica realizada a sul, com a presença dos investigadores Patrícia Palma, Andreia Fidalgo e João R. Chagas Aleixo.

Com a Europa em vista, os visitantes poderão ainda assistir a uma interessante conversa com um refugiado do Iémen em Portugal, dinamizada pela jornalista Maria Augusta Casaca, numa iniciativa em parceria com Centro Nacional de Apoio ao Migrante.

Neste festival literário, haverá ainda sessões de cinema ao ar livre, em parceria com o Cineclube de Faro; um conjunto de exposições de pintura coletiva; uma exposição do músico Afonso Cruz e workshops de criação de marionetas.

O público será ainda surpreendido pelo Booktinder, que o desafiará a encontrar aquela aventura que faz o seu coração acelerar.

O evento conta ainda com a presença de Paulo Galindro que realizará ilustrações ao vivo.

O «Primavera Literária» vai ainda recordar três datas que marcam o panorama literário em 2019: os 100 anos que passam desde o nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena e ainda os 120 anos do nascimento do poeta António Aleixo.

No Jardim da Alameda será inda possível usufruir de street food e um conjunto de animadores do espaço.

Finalmente, o município de Faro convida-o a estar atento às passadeiras da sua cidade onde poderá encontrar um conjunto de citações que, por estes dias, vão convidar a uma visita a este Festival Literário.



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Lagoa recebe Festas do Divino Espírito Santo

Lagoa do Algarve irá receber uma comitiva de Lagoa dos Açores, no âmbito do protoloco de geminação existente entre as duas cidades…

Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi