Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Triatlo de Quarteira com atletas de 35 nacionalidades

O Triatlo Internacional de Quarteira é já uma prova de referência no calendário nacional e internacional. A atingir a maioridade a 18ª edição da competição junta, na cidade de Quarteira, no próximo fim de semana, dias 27 e 28 de abril, mais de 700 atletas, 300 dos quais estrangeiros.

Uma edição que se desenrola depois de um ano cheio de surpresas positivas, com o reconhecimento feito à Câmara Municipal de Loulé pela Federação de Triatlo de Portugal com a atribuição do prémio “Organizador do Ano” para a prova desportiva Triatlo Internacional de Quarteira e a nomeação do mesmo para “Prova do Ano” pela European Triathlon Union.

“Não perdemos o vigor da juventude”

O calçadão de Quarteira, zona central do Triatlo Internacional de Quarteira, serviu de apresentação à prova.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, lembrou o papel determinante do evento para a promoção desportiva, e turística, do concelho e da cidade de Quarteira.

“Atingimos a maioridade mas não perdemos o vigor da juventude”, referiu o autarca na apresentação da competição internacional. “Temos vindo a acumular saber, o que é muito importante”, concluiu.

Um evento que promove a cidade

Reconhecido internacionalmente, o Triatlo de Quarteira é um veículo fundamental na promoção da cidade e do concelho.

“O nosso objetivo é mostrar que este destino é bom durante todo o ano, explicou João Soares, diretor do hotel D. José, estrutura que acolhe a logística da competição.

“Quem cá vem traz a família que aproveita para conhecer a região”, explicou.

Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira lembrou as condições que a cidade tem para a prática desportiva. A par do golfe, do hipismo e da vela, O Triatlo de Quarteira decorre em condições excecionais.

“Vamos ter um fim de semana de luxo com temperaturas a rondar os 24 graus. Esta é uma competição que pode ser seguida sem que as pessoas se desloquem mais de 50 metros para a esquerda ou para a direita”, explicou Telmo Pinto, em declarações aos jornalistas.

“Aqui também estamos a mostrar o que é um destino turístico fora da época de verão”.

35 nacionalidades em prova

À semelhança de edições anteriores, o evento conta com cerca de 300 atletas estrangeiros (provenientes de 35 países), nomeadamente europeus, mas também a presença dos melhores triatletas nacionais.

No sábado, dia 27, a Elite Feminina entra em competição às 13h45. O setor Masculino inicia a prova às 16h30.

No domingo, dia 28, as atletas Juniores Femininas começam a sua prova às 8h45, seguindo-se, às 10h00, os Juniores Masculinos. Às 11h30, é a vez da Taça de Portugal, com as equipas lusas a competirem no terreno quarteirense nas provas de Natação, Ciclismo e Atletismo.

Desde o ano de 2009, o Triatlo Internacional de Quarteira insere-se na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal. O evento pretende ser também uma homenagem ao principal promotor da prova, o Professor Carlos Gravata, que foi o grande mentor, organizador e impulsionador da competição.

Com o passar dos anos e após quase duas décadas de existência, o Triatlo de Quarteira é hoje um importante evento-âncora e um cartaz turístico da cidade de Quarteira, do Concelho de Loulé e da região algarvia.


Exit mobile version