
Terras sem Sombra anima Ferreira do Alentejo no fim de semana
Ferreira do Alentejo acolhe no sábado, dia 11, um nome de peso da música do século XXI, além de propostas para conhecer o património local, no âmbito do festival Terras sem Sombra.
O programa apresenta, lado a lado, música clássica, criação contemporânea e jazz, tendo como palco um edifício fora do comum: o Lagar do Marmelo, da empresa Sovena.
Desenhada por Ricardo Bak Gordon, esta fábrica foi recentemente considerada a mais bela do género, em termos mundiais. As brilhantes condições acústicas da sua sala de máquinas realçam a excepcionalidade do lugar.
O compositor e guitarrista húngaro Ferenc Snétberger estará acompanhado por alguns dos mais talentosos solistas das gerações jovens do seu país.
À excelência artística deste espectáculo unem-se, pelos mesmos dias, propostas para o conhecimento de notáveis aspectos do património local.
Na tarde de sábado (15:00), o Terras sem Sombra viaja até à villa romana do Monte da Chaminé, por onde também passou o Caminho de Santiago, para uma visita orientada pela museóloga Maria João Pina e pela arqueóloga Sara Ramos.
A manhã de domingo, 12, a partir das 9:30 horas, explora um aspecto pouco conhecido da biodiversidade nos campos de Ferreira: a vida dos insetos.
As atividades do Terras sem Sombra no concelho alentejano resultam da parceria com o município local e têm a colaboração da Embaixada da Hungria, da EDIA, do Centro de Ecologia da Universidade de Lisboa, da ELAIA e da Sociedade Portuguesa de Entomologia.