Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Olhão acolhe hoje cerimónias regionais do Dia da Europa

Olhão será hoje, quinta-feira, 9, o palco das comemorações regionais do Dia da Europa, com atividades divididas por vários espaços da cidade ao longo do dia.

Trata-se de uma organização da autarquia local e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Estão previstas iniciativas para diferentes públicos e idades, que se prolongam por todo o dia, com destaque para o encontro «Mar sem plásticos - diálogo com cidadãos: O que eu posso fazer pela Europa?», que decorre a partir das 15:30 horas nos Mercados Municipais, ou para o Concerto pela União, pelos professores do Conservatório de Olhão, na Igreja Matriz, a partir das 21:00, espetáculo que encerra as atividades deste dia.

As comemorações do Dia da Europa têm início às 10:00, junto ao Auditório Municipal de Olhão, com a cerimónia protocolar do hastear da bandeira ao som do Hino da Europa, seguindo-se a visita a obras que contaram com o apoio de fundos europeus.

Paralelamente decorrem, a partir das 10:30, atividades dedicadas aos jovens, através do Programa Jovem/Escolar: Eu e a Europa, em espaços tão variados como o próprio auditório municipal, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, a Casa da Juventude ou a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.

A agenda inclui ainda o «Programa para Todos», com o tema «O que a Europa faz por mim», que contempla iniciativas nos largos das Lendas, no Museu Municipal e no largo da Restauração.

Zumba e duo double T, com coreografias e músicas de artistas europeus e que contam com a colaboração da ASMAL - Fórum Sócio Ocupacional de Faro, decorrem na zona ribeirinha de Olhão (junto ao ginásio ao ar livre), a partir das 14:30.

«A Europa nas nossas montras» mostra-se no comércio local a partir das 17:00, numa colaboração com a ACRAL.

O Museu Municipal de Olhão - Edifício do Compromisso Marítimo, acolhe, a partir das 18:30, a sessão «Ler a Europa», que inclui a apresentação do livro «A crítica da razão europeia», com a presença do autor António Covas.

Durante todo o dia, estará patente neste espaço municipal a exposição «Pintar a Europa», que exibe trabalhos feitos por crianças sobre a Europa e, no largo da Restauração, defronte do museu, uma tela gigante convida quem quiser a pintar e/ou deixar o seu testemunho sobre o que é para si a Europa.



Exit mobile version