Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Razão #36: Ter voto na matéria

Ana Burnay - Europe Direct Algarve

Título da colaboração: ESPECIAL Eleições Europeias | Desta vez eu voto! #60 (boas) razões de votar

As eleições europeias realizam-se em Portugal a 26 de maio de 2019. “Ter esperança num futuro melhor não chega. Todos temos que assumir as responsabilidades das nossas escolhas. Desta vez, não estamos apenas a pedir-te para votar, mas também a pedir que ajudes a persuadir os outros a votarem também. Porque quando todos votam, todos ganham. Desta vez, eu voto destavezeuvoto.eu | https://www.thistimeimvoting.eu #FutureOfEurope #EUPublicopinion #EUnaUE #EuHaveYourSay

Escolhemos este ano Olhão da restauração para refletir e celebrar a Europa! E a festa foi de todos com todos e para todos... Os que quiseram... que em democracia somos livres até de não aceitar o que é bom e bem, em nome da liberdade... para não deixarmos de ter voto na matéria passamos palavra: destavezeuvoto! Conto aqui o que mais ninguém contou...

Com 50 crianças do pré escolar dos Jardim de Infância da CVP e os Vivaços fez-se Europa nas estórias na biblioteca.. com drama dança e música do projeto Musicas do Mundo da oficina Divertida em Faro. A Estrela Vera veio diretamente da Bandeira da União Europeia onde vive com as irmãs para contar a Lenda da princesa Europa. UM  grupo de formandos da ASMAL Loulé  juntou-se ao espetáculo!

No Auditório Municipal juntaram-se para o hastear da bandeira 2 turmas do 4º ano da EB1 do Largo da Feira. Cerca de 40 alunos desta escola e 150 de outras escolas  do concelho escreveram e ilustraram dezenas de postais da iniciativa #2019wishes4EU iniciativa do Europe Drect Porto a que o E Direct Algarve se associa anualmente -  postais que serão enviados para diversas entidades em toda a Europa.

Na CAJO  casa da Juventude de Olhão os voluntários da MOJU acompanharam o SPOT Europa que vai permanecer durante a programação do MOSTRA-TE todo o mês de maio: #Destavezeuvoto exposição de fotografia com as razões de votar e registo no sitio da campanha , #EUandMe filmes e Exposição de cartazes, Registo no Corpo Europeu de Solidariedade e divulgação da camoanha #DiscoverEU bilhetes interrail grátis até 16 de maio.

Na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes 80 alunos do 11º e 12º anos receberam o Dr Francisco Pereira Coutinho, professor na UNLisboa e coordenador da recém publicada Enciclopédia da Europa. Ler a Europa é uma iniciativa do Europe Direct Algarve e do Centro de Documentação Europeia da UAlg que apresenta e comenta livros escritos em português sobre a Europa.  Mais Europa precisa-se com um PEuropeu mais forte e com mais poder e incitava legislativa - foi a mensagem principal do orador. Os alunos foram convidados a ensaiar o voto e dia 26 na urna Desavezeuvoto para...

O EuropeDurect Algarve e 8 formandos da ASMAL fizeram da Floripes e do seu sonho e amor mote para a divulgação do programa do dia da Europa em Olhão e da campanha pelo #destavezeuvoto em português, castelhano, alemão, francês,...

Com a ASMAL Faro dançou-se zumba no ginásio ao ar livre. E no largo da restauração pintou-se a Europa em tamanho XXL - de que cor pintaria a Europa? Até ao fim do mês de Maio.

A exposição cidadã Pintar a Europa patente na escadaria do espaço mágico que é o Museu da cidade vai permanecer também até fim de maio. Filmes e imagens sobre o Ano Europeu do Património cultural estarão disponíveis neste mesmo espaço.

A noite o concerto pela união pelos professores do Conservatório de Olhão encheu de voz, sopros cordas e teclas a Matriz da cidade e conclui com um dos símbolos da União... O hino da Alegria, andamento da nona sinfonia de Beethoven.

O Europe Direct Algarve considera cumprida a missão de celebrar e fazer refletir sobre a Europa e agradece a Câmara Municipal de Olhão e a todos os seus colaboradores e à CCDR Algarve e todos os colegas, mas também a tantos parceiros generosos EEN, Asmal Loulé e Faro, Acral, Centro Documentação Europeia da UAlg, Escolas todos os ciclos de Olhão, Media, MOJU, Docapesca, For-Mar, Associação Sciena, Universidade do Algarve, AMIC e Media presentes.Bem Hajam. A Europa ficou mais perto!

É por todos estes e por tudo o que fazemos juntos, neste dia e em todos os dias do ano, que destavezeuvoto.

* Europe Direct Algarve



Exit mobile version