
Tavira distingue pescadores locais
O Dia Nacional do Pescador vai ser assinalado em Tavira na sexta-feira, 31, pelas 16:00 horas, com a sessão solene de reconhecimento aos pescadores locais, marcada para os paços do concelho.
“A celebração consiste no reconhecimento e na valorização de uma vida dedicada ao mar”, sustenta a autarquia, em comunicado.
Valério Basílio Moreira Romão (Cabanas), Francisco da Encarnação Vieira (Santa Luzia), Álvaro Gonçalo dos Santos e José Silvério da Luz Melita (Tavira) são os distinguidos deste ano.
Valério Romão, natural de Cabanas, é o marítimo mais novo a ser distinguido, este ano, com 48 anos. O gosto pelo mar levou-o a abraçar esta profissão, aos 13 anos. Desde então tem trabalhado ao lado de seu pai, tendo, há uns anos, sofrido um acidente que quase lhe custou a vida.
Francisco da Encarnação Vieira, mais conhecido por Chico, é natural da freguesia de Santa Luzia. Hoje com 87 anos, iniciou a sua atividade com a tenra idade de 8 anos. A sua ligação ao mar foi vasta e variada.
Durante dez anos, integrou várias campanhas de armações do atum, no arraial do Barril. Trabalhou, igualmente, na marinha mercante até à idade da reforma. Nessa fase, e até há pouco tempo, foi pescador amador na sua própria embarcação “Ti Xico”.
Álvaro Gonçalo dos Santos, natural da freguesia de Santa Maria, tem, atualmente, 72 anos. Com 13 anos começou na apanha do marisco e na pesca à rede. Aos 17 anos assume-se como pescador profissional, passando por diferentes embarcações. Viveu e superou momentos de grande perigo e aflição. Foram 48 anos dedicados de corpo e alma à pesca.
José Silvério da Luz Melita nasceu, em Santa Luzia, há 71 anos. Esteve em Angola, onde começou a sua atividade de pescador profissional. Em 1975, fruto do clima de instabilidade vivido em Angola, deu início, com a família, à sua viagem por mar rumo a Portugal, onde continuou a exercer a atividade piscatória.
A autarquia comemora, uma vez mais, o Dia Nacional do Pescador com o intuito de “enaltecer a profissão e reconhecer a importância que este setor representa na economia local, regional e nacional”.