Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Odemira: Projeto «Chefe sou eu!» promove alimentação saudável na infância

O projeto «Chefe sou eu!» está a ser desenvolvido no concelho de Odemira, visando a promoção de hábitos alimentares saudáveis junto de 1.200 crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo.

Através de pequenos filmes publicados nas redes sociais, os pequenos chefes são crianças do concelho, que pretendem influenciar as restantes crianças e adultos a aumentar o consumo de sopa, saladas, legumes e frutas.

O projeto é promovido pela TIC TAC – Associação para a Promoção dos Tempos Livres das Crianças e dos Jovens, é financiado pela Missão Continente e pelo apoio do município de Odemira.

O «Chefe sou eu!» é concretizado através de um canal de Youtube, onde são publicados 24 episódios do programa com o mesmo nome, estando já disponíveis oito.

Cada filme conta com a participação de alunos de 4.º ano das várias turmas de 1.º ciclo do concelho de Odemira, que são filmados a confecionar uma receita de sopa, de legumes, de saladas ou de sobremesas com fruta, proposta pelo «chef» Nuno Queiroz Ribeiro, grande defensor e promotor da alimentação saudável do nosso país.

Cada um dos programas tem um convidado para acompanhar as crianças na confeção das receitas. Os adultos convidados são pessoas do concelho de Odemira com notoriedade nas áreas do desporto, saúde ou educação, cujo trabalho seja reconhecido pelos alunos.

Após a execução conjunta da receita os pequenos chefes degustam o prato preparado, à mesa com o convidado, enquanto conversam acerca do valor nutricional dos legumes e frutas usados e sobre as regras a cumprir para a prática de uma alimentação saudável.

A realização e edição dos filmes é da responsabilidade de Diogo Vilhena, que se notabilizou com o documentário «Mar de Sines».

Neste projeto está também incluída a edição de um livro que compila as 24 receitas usadas nos programas, que será apresentado ao público no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

Estes livros serão distribuídos por todas as crianças de pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Odemira.



Exit mobile version