Zonamento previsto da AMPIC de Armação de Pêra

Área Marinha Protegida de Armação de Pêra pode causar “o fim da pesca profissional” entre Albufeira e Portimão – Quarpesca

A Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira considera que a proposta da Área Marinha Protegida de Armação de Pêra, no concelho de Silves, pode colocar em causa a pesca profissional entre Albufeira e Portimão.

“A zona em questão pretendida, entre a Marina de Albufeira e o Farol de Alfanzina [Lagoa], com uma área de 156 quilómetros quadrados, ‘matará’ centenas de pessoas que dependem da atividade”, considera a associação.

Pub

O processo de criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra está a avançar desde o ano passado e a Quarpesca, que esteve presente em reuniões de apresentação do projeto, recebeu esta semana a proposta de delimitação da reserva.

“Recebemos a informação das delimitações da área pretendida para a criação desta reserva (AMP), a qual é uma afronta à pesca profissional”, salienta a associação de pescadores.

De acordo com a Quarpesca, com a delimitação e regulamentação propostas, “os lesados são os pescadores profissionais”, uma vez que “discrimina descaradamente pescadores de embarcações maiores em detrimento de embarcações menores”.

“A zona pretendida é imprescindível para a pesca profissional”, acrescenta a associação, explicando que a área pretendida “tem obviamente uma dimensão excessiva”.

Pub

Nas águas ao largo de Armação de Pêra, operam diariamente várias embarcações – de Portimão a Olhão –, tanto com arte dos covos, como com cerco ou até mesmo as redes de emalhar e tresmalho.

Espécies como polvo, choco, salmonete, sargo, robalo e dourada, entre outras, são facilmente encontradas nesta área, sublinha a Quarpesca, que não aceita a ideia “de que o peixe no mar acaba” se não forem criadas zonas protegidas desta dimensão.

“Existem várias medidas, que não a criação desta reserva, que podem preservar os recursos. A Quarpesca está disposta a ir até ao limite para evitar o fim da pesca profissional entre Albufeira e, quer digam quer não, Portimão”, conclui a associação de armadores e pescadores.



Pub
Artigos Relacionados
Mais em Economia
Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será

Procura por veículos elétricos continua a crescer face ao ano passado

Com uma dinâmica de mercado de 3% em abril, verifica-se uma diminuição geral de -20% da procura e de -24% na oferta de veículos usados, face