Cinco médicos de Medicina Geral e Familiar reforçaram a partir deste mês de julho a equipa de cuidados de saúde primários no Centro de Saúde de Portimão, permitindo alargar a cobertura a cerca de 9.500 utentes.
“A entrada destes novos profissionais vai permitir alargar a cobertura assistencial dos cuidados de saúde de proximidade a cerca de 9500 utentes num dos concelhos do barlavento algarvio com maior dificuldade em conseguir fixar médicos, ficando 85% da população com médico de família atribuído”, revelou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
O aumento do número de profissionais de saúde e a abertura de duas novas Unidades de Saúde Familiar (USF) no concelho de Portimão foram alguns dos fatores que contribuíram para “melhorar significativamente” a taxa de cobertura, tendo passado de 58% de utentes com médico de família atribuído, em 2015, para 85% em 2019 com médico de família atribuído.
Com estes novos profissionais, o Centro de Saúde de Portimão passa a ter um total de 29 médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), que abrangem cerca de 59.633 utentes inscritos e que integram a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Portimão, a USF Portas do Arade, a USF Atlântico Sul e os pólos de saúde de Alvor e de Mexilhoeira Grande.
Estes profissionais, que integram o grupo de 20 novos médicos de MGF contratados por concurso, foram recebidos no início do mês de julho pelo presidente do conselho diretivo da ARS/Algarve, Paulo Morgado, para a assinatura do contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado com a ARS Algarve.