“Vamos Limpar o Mar” na Praia de Vale Olival em Lagoa

No âmbito da Bandeira Azul 2019, o Município de Lagoa e o Portisub reforçam, através de uma limpeza subaquática, a parceria para promover uma mudança de atitude na forma como tratamos o mar. A Praia de Vale Olival, no concelho de Lagoa, será o centro de operações para a atividade “Vamos Limpar o Mar” no próximo dia 3 de agosto, a começar pelas 11h00.

Será a primeira edição de 2019 estando prevista nova “limpeza” no dia 21 de setembro, noutra praia do concelho, que coincidirá com o Dia Internacional da Limpeza Costeira. Trata-sede uma limpeza subaquática e de praia, com a mobilização de voluntários e clubes de mergulho.

Pub

“Vamos Limpar o Mar” é uma atividade de educação ambiental que se enquadra na Campanha da Bandeira Azul da Europa 2019 que este ano tem o tema: “Do Rio ao Mar sem Lixo”. A novidade deste ano será um “Laboratório de Praia” equipado com lupas binoculares e outros materiais laboratoriais do Sítio das Fontes, para identificação de microplásticos na areia, e separação e identificação de outros itens recolhidos durante a atividade.

Desafio em 2019 é, segundo a ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa, «o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar». Pretende-se alertar para «a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas; a iniciativa tem o objetivo de envolver toda a gente na defesa do mar».

Todos estão convidados a participar de forma gratuita e, no final no evento, os participantes inscritos levarão uma t-shirt comemorativa do evento. A atividade é uma iniciativa do Município de Lagoa, numa parceria de há mais de uma década com o Portisub – Clube Subaquático de Portimão, como forma de mobilizar os cidadãos para a causa da preservação da natureza, no âmbito da Campanha da Bandeira Azul da Europa.

Informações e Inscrições em: tm 969050567 ou e-mail geral@portisub.com; também no site.

Pub



Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…