A hercúlea tarefa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo teve a presença de dois técnicos e de um representante do Guinness World Records que controlaram o rigoroso processo de produção do doce. Durante 3 dias, entre 24 e 26 de julho, as 8 doceiras locais prepararam a iguaria com base na receita mais tradicional que teve origem no Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Lagos. Para o feito, foram usados 372 ovos inteiros, 2940 gemas, 229 kg de açúcar, 18 kg de miolo de amêndoa, 45 lt de água e 360 gr de canela.
Na 6ª feira, dia 26 de julho, veio a certificação por parte do Guinness com a confirmação da superação do objetivo com 126,7 kg.
O maior Dom Rodrigo do mundo foi apresentado ao público na inauguração da XXXII Feira Concurso Arte Doce, a 26 de julho, após os discursos do Presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, e da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, que se mostrou orgulhosa das doceiras que contribuíram para valorizar um dos maiores tesouros gastronómicos do Algarve e do concelho.
Depois de desembrulhado, o doce foi oferecido e degustado por todos os visitantes da nova edição da Arte Doce que puderam participar na experiência de ver Lagos e o Dom Rodrigo inscritos no registo de recordes com mais prestígio em todo o mundo.
A iniciativa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo surge dos esforços do Município em promover o icónico doce algarvio, atualmente um dos finalistas distritais do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, programa da RTP1. A final distrital terá lugar no dia 16 de agosto, podendo-se votar até esse dia através do número 760 107 136.
Com uma nova imagem mais moderna e um aumento do seu espaço, a 32ª edição da Feira Concurso Arte Doce contou com milhares de visitantes que puderam apreciar o que de melhor a doçaria do Algarve tem para oferecer.
O espaço da feira contou com stands de artesanato, tasquinhas, a presença do Baixo Alentejo como região convidada, degustação de vinho e novos sabores da gastronomia da região. A animação ficou a cargo de vários artistas que passaram pelos dois palcos do recinto, com destaque para David Fonseca, Raquel Tavares e Agir que aqueceram as noites de verão naquele que é o fim-de-semana mais doce de Lagos e do Algarve.
Tendo sido o primeiro evento do género a surgir no Algarve, a Feira Concurso Arte Doce premeia anualmente várias categorias a nível da doçaria da região. Este ano, a organização introduziu duas novas categorias, Doces de Inovação e Decoração de Stand, como forma de modernizar a experiência de participantes e visitantes.
Os premiados da edição de 2019:
Concurso Arte Doce - Tema Obrigatório (O Vinho)
1.º Prémio - Cantinho Doce da Fernanda
2.º Prémio - Lucília Norte Baptista
3.º Prémio - Pastelaria Doce e Arte
Concurso Arte Doce - Tema Livre
1.º Prémio - Lucília Norte Baptista
2.º Prémio - Bolo Doce - Doçaria Regional, Lda.
3.º Prémio - Doces da Filipa
Concurso Qualidade na Tradição
Melhor Doce fino: Luísa Mariano
Melhor D. Rodrigo: Bolodoce – Doçaria Regional do Algarve
Melhor Morgado: Sandra Santos
Melhor Doce de Figo: Cantinho Doce da Fernanda
Prémio Doces de Inovação:
Munchi
Prémio Melhor Decoração de Stand:
Miminhos da Lucinda