Festa de São Romão recriam banhos tradicionais na Costa de Santo André

A Festa de São Romão realiza-se a partir de hoje e até domingo, dias 9 a 11, na Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, com destaque para a recriação dos tradicionais Banhos de São Romão.

Os Ranchos Folclóricos “Ninho de Uma Aldeia”, de São Bartolomeu da Serra, e Grupo de Dança Típica da Queimada, de Melides, vão marcar as festividades organizadas pela Junta de Freguesia de Santo André.

Pub

“Quem for à Costa de Santo André está convidado a embarcar numa viagem ao passado, com um programa marcado por várias iniciativas do presente”, explica a organização.

Até meados do século passado, as gentes do campo desciam, no final dos trabalhos agrícolas, à Costa de Santo André, numa autêntica romaria, com um cortejo que se realizava desde o interior do concelho.

Quando o calor apertava, eles arregaçavam as calças e elas a saia para se refrescarem nas ondas do mar. Havia dança, ao som do acordeão ou da gaita-de-beiços, pela noite dentro à luz de candeeiros a petróleo.

O evento incluirá cortejos etnográficos (este ano com cerca de 60 participantes, o maior de todas as edições), os tradicionais bailes, animação musical, zumba e os almoços partilhados, além de venda de fruta, doçaria da região e artesanato.

Pub

Este ano, o programa «Olhá Festa», da SIC vai estar em direto durante o dia de domingo.



Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas