Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

PAN critica utilização de materiais plásticos no Festival da Sardinha

A comissão política distrital do PAN/Algarve criticou a Câmara Municipal de Portimão pela excessiva utilização de materiais plásticos no Festival da Sardinha, pedindo uma maior aposta na reciclagem de utensílios em eventos futuros.

De acordo com o partido, o uso deste material naquele que é “o mais conhecido evento de Portimão” passou por inúmeros pratos, talheres, taças, invólucros e copos de plástico.

“Materiais que, como sabemos, são descartáveis e não biodegradáveis. Serviriam para o consumo e utilização única das cerca de 100 mil pessoas que visitaram o festival este ano”, refere o PAN.

Citando palavras da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, o PAN/Algarve questiona: “Se ‘uma cidade turística tem de se abrir ao mundo’ e se ‘Portimão tem turistas o ano inteiro’, não estará mais do que na altura de substituir os materiais não degradáveis de utilização única por outros mais amigos do ambiente?”

O PAN deixa o repto para que se “transformem as palavras em ações”, pela utilização mais responsável dos materiais plásticos de utilização única, “eliminando de preferência o seu uso”, e pela criação de condições adequadas para a reutilização e reciclagem de todos os utensílios usados em eventos futuros, “para que Portimão assuma o compromisso de ser verdadeiramente uma cidade mais limpa e amiga do ambiente”.



Exit mobile version