A proibição de ida a banhos na praia do Alemão, em Portimão, colocada em vigor ontem, foi hoje de manhã levantada, após as análises realizadas não terem detetado excesso de coliformes fecais na água, segundo disse à Lusa, fonte da Autoridade Marítima, citada pela SIC.
A bandeira vermelha que tinha sido hasteada depois de terem sido detetados parâmetros elevados da bactéria E.Coli, que pode causar infeções gastrointestinais, foi substituída hoje de manhã pela bandeira verde, após resultado das análises microbiológicas realizadas a uma nova colheita de água de ontem, terça-feira.
Saliente-se que, a proibição naquela praia, conhecida como praia do Alemão, cujo nome oficial é praia do Barranco das Canas, é a segunda decretada em praias algarvias no espaço de duas semanas, depois de no dia 13 terem sido proibidos os banhos na praia de Faro pelo mesmo motivo.
A situação está a ser monitorizada em permanência pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, organismo integrado na Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
Refira-se que os valores máximos permitidos por lei referem-se à bactéria 'Escherichia colie Enterococus intestinais', vulgarmente conhecida por E.Coli, o que indica uma contaminação por elevada concentração de coliformes fecais.