Mapa de registo da atividade sísmica (IPMA)

Atividade sísmica na região do Algarve acima da média

Atividade sísmica relativamente acima da média na região do Algarve, durante os últimos dois dias, conforme pode constatar-se no mapa, cuja publicação pode ser conferida no portal IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O último micro-sismo foi registado hoje, 14, pelas 15:00:59 hrs, próximo de Monchique, a noroeste desta vila do interior algarvio, com a magnitude de 0,9 na escala de Richter. Antes, pelas 00:34 hrs de hoje, 14, um pequeno sismo, com a magnitude  de 2,0, foi registado a SE de Monchique, não tendo sido registada qualquer manifestação de que o mesmo tivesse sido sentido por alguém.

Pub

O sismo de maior intensidade nos últimos dias, de magnitude 3,7 na escala de Richter, foi sentido às 13:10 hrs de ontem, sexta feira, 13, e foi sentido nas regiões de Faro e Albufeira, sem ter provocado quaisquer danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tendo o seu o seu epicentro localizado a cerca de 70 quilómetros a SW de Albufeira, numa profundidade de 19 quilómetros - com intensidade máxima II na escala de Mercalli modificada.

Refira-se que os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Assinale-se também que os abalos telúricos com intensidade inferior a 2,9 na escala de Richter são, geralmente, apenas detetados por sismógrafos.

A escala de Mercalli Modificada avalia o efeito dos sismos nas pessoas e construções.

Pub



Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…