A instalação de WC públicos na ilha da Culatra foi a proposta mais votada do Orçamento Participativo 2019 da União das Freguesias de Faro, cuja fase decisiva contou com a participação de mais de 800 pessoas.
A votação decorreu entre 19 de agosto e 16 de setembro e contou com uma participação de 824 fregueses, registando-se um aumento de 42% de votantes relativamente à edição anterior, anunciou a autarquia.
Estiveram a votação nove projetos, sendo que os quatro projetos mais votados vão ser implementados pela União das Freguesias de Faro.
A proposta mais votada, com 278 votos, foi «WC públicos no núcleo da Culatra», que tem por objetivo a instalação de um wc contentor no núcleo da Culatra, devidamente equipado e enquadrado nas obras de requalificação deste núcleo.
Em seguida, com 196 votos, ficou a proposta «Proteção dos Gatos de Faro», que propõe uma verba destinada à colocação de abrigos próprios nas colónias de felinos identificadas na freguesia.
A proposta para obras de beneficiação na Sala May Viana e Sacristia, que visa a recuperação de salas específicas que se apresentam em mau estado de conservação na Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco em Faro, monumento classificado como imóvel de interesse público, foi a terceira mais votada.
Por último, a quarta proposta que será implementada será a do «Tratamento e controlo da proliferação de pombos», um projeto piloto de pombal contracetivo, uma estrutura simples onde será efetuada a substituição dos ovos naturais por outros de gesso ou plástico, com o objetivo de controlar a expansão da população de pombos.
“Em conclusão, considera-se bastante positiva a participação cívica nesta edição 2019 do Orçamento Participativo, tanto na fase de apresentação de propostas e dos encontros participativos como na fase de votação”, salientou a União das Freguesias de Faro, em comunicado, agradecendo “a participação de todos e por marcarem presença neste exercício de democracia”.