
CIAC lança segundo volume das «Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação»
O segundo volume da edição «Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação» é a mais recente publicação do Centro de Investigação em Artes e e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg).
A publicação, organizada pelos investigadores Denize Araujo, Jorge Carrega e Ingrid Fechine, é composta por artigos na área da comunicação, produzidos por 36 investigadores de diversas instituições portuguesas e brasileiras.
O volume resulta de um período de diálogo entre investigadores de Portugal e do Brasil, entre o CIAC e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Memória e Cultura Popular da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba (Brasil), com a colaboração do CIC – Grupo de Pesquisa Comunicação, Imagem e Contemporaneidade da UTP – Universidade Tuiuti do Paraná (Brasil).
A publicação pretende contribuir para a difusão do conhecimento científico que resultou da investigação em artes e comunicação, desenvolvida nos respetivos contextos académicos e científicos.
A primeira parte deste volume traz oito trabalhos dedicados a investigação sobre cinema, enquanto a segunda parte conta com 16 artigos que percorrem reflexões em torno das artes e comunicação, com o objetivo de contribuir para o debate sobre as diversas questões relacionadas com os estudos de imagem, roteiro e construções cinematográficas, assim como a investigação em literatura, artes, cultura, fotografia e jornalismo.
Destaque para os artigos na área do cinema dos investigadores do CIAC Jorge Carrega, Mirian Tavares, Patrícia Dourado e Álvaro Americano.
Na área das artes e das humanidades, destacam-se os trabalhos de Sandra Boto, Bruno Mendes da Silva, Tiago Cruz, Fernando Faria Paulino, Adriana Freire Nogueira, Pedro Pais Correia e Josely Teixeira Carlos.