Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Detalhes do projeto Ombria Resort vão ser expostos na Bienal Ibérica de Património Cultural

Os detalhes do projeto de luxo Ombria Resort, situado no interior do concelho de Loulé, vão ser expostos no próximo sábado, 12, no âmbito da Bienal Ibérica de Património Cultural, que decorre na cidade louletana entre sexta-feira e domingo.

A Conservation & Rehabilitation Talk «Reabilitar: uma dimensão incontornável da intervenção patrimonial?» está marcada para sábado, 12, às 15:30 horas, no Palácio Gama Lobo, em Loulé.

Este empreendimento de luxo, cuja primeira fase deverá abrir em 2021, “apresenta um conjunto patrimonial que tem sido valorizado e preservado”, refere o promotor do projeto.

José Daniel Braz Malveiro, arqueólogo responsável pela reabilitação, valorização e conservação do conjunto patrimonial do Ombria Resort, irá expor como preservaram e requalificaram os elementos patrimoniais presentes no território que conta com 153 hectares.

“São essencialmente sistemas tradicionais relacionados com a racionalização e metodologias de utilização de água e produção de cal”, sustenta o arqueólogo, em comunicado, salientando ainda “a importância e o cuidado” que este projeto tem tido com a preservação, recuperação e sustentabilidade.

O Ombria Resort está a ser desenvolvido no interior do Algarve, entre as aldeias de Tôr e Querença, como “um resort sustentável e aberto à comunidade local”.

Com o intuito de manter na memória coletiva os elementos históricos e estruturantes das suas vivências, o Ombria Resort preservou e requalificou no seu espaço os fornos de cal, as edificações que serviam de apoio à atividade agrícola, as minas de água, poços, noras e levadas bem como os moinhos de água e lagar.

Com abertura da primeira fase prevista para 2021, o Ombria Resort é um novo empreendimento de luxo, com 153 hectares de área total. Inclui um hotel de cinco estrelas, unidades residenciais, moradias de luxo e campo de golfe de 18 buracos, entre outros serviços e instalações.

Mais informações sobre a Bienal podem ser encontradas aqui.



Exit mobile version