A EDP Distribuição está a proceder à substituição das antigas luminárias de vapor de mercúrio e sódio da rede de iluminação pública por 1500 luminárias LED em Vila Real de Santo António, ao abrigo do contrato de concessão com o município.
Com esta medida, mais de 20 por cento da iluminação pública do concelho utilizará lâmpadas LED, permitindo uma significativa redução de consumos e a consequente diminuição da fatura de energia.
Este plano irá decorrer, gradualmente, até final do ano, em todas as freguesias, podendo prolongar-se durante os primeiros meses de 2020.
As principais localidades onde irão decorrer algumas destas substituições, por escolha da EDP, tendo em consideração o tipo de iluminação atualmente existente, são: Pedra Alva, Nora, Ribeiro do Junco, Beco, Buraco, Monte Fino, Vila Nova de Cacela, Manta Rota, Monte Gordo, Vila Real de santo António, Aldeia Nova, Hortas, Carvoeira e Bornacha.
Estima-se que, até ao final do ano, mais de 20% do parque existente em Portugal Continental seja constituído por luminárias LED, contribuindo assim para uma redução da pegada ecológica (em 40,3 mil toneladas por ano) e para uma diminuição do consumo de eletricidade (em 80,1 milhões de kWh/ano).