O executivo de Lagos assume estar «empenhado na continuidade da estratégia de desenvolvimento definida para o mandato autárquico de 2017-2021 e em dar corpo ao projeto de descentralização encetado em 2019».
O plano passa por aprofundar «o exercício das competências já recebidas e preparando a organização para assumir novas responsabilidades - em áreas tão distintas como a saúde, a cogestão de áreas protegidas, praias marítimas, fluviais e lacustres, a autorização de exploração das modalidades afins de jogos, as vias de comunicação, a justiça, a habitação, as estruturas de atendimento ao cidadão, o estacionamento público, o transporte de passageiros e o apoio aos Bombeiros Voluntários -, visando um município mais eficaz, eficiente, equitativo e próximo dos cidadãos», diz a autarquia.
A construção de novas infraestruturas habitacionais, localizadas nomeadamente no Sargaçal e em Bensafrim, consideradas essenciais ao reforço da coesão social e da economia local, é uma das ações a implementar no próximo ano, no âmbito do Programa Municipal de Habitação. Em paralelo a autarquia irá avançar com os projetos dos 100 novos fogos a edificar nos terrenos recentemente adquiridos na cidade, assim como com a implementação do Regulamento de Apoio ao Arrendamento Privado que entrará em vigor ainda em 2019.
A câmara explica que «na área da Educação o principal investimento a concretizar será o da construção do novo Centro Escolar da Luz (EB1 + JI), cujo projeto e abertura de concurso público para a empreitada foram aprovados na última Reunião de Câmara. Esta é uma das ações que, entre outros objetivos, permitirá reforçar a atual rede de oferta pública e tornar mais efetiva a universalização, no concelho de Lagos, da educação pré-escolar a partir dos 3 anos».
Em matéria desportiva será dada concretização aos projetos que visam o cumprimento dos objetivos e metas constantes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, tendo como novidades para 2020 a implementação de um Plano de Formação Desportiva «que sirva os interesses do movimento associativo local, assim como a retoma da realização de um evento destinado a promover e reconhecer a excelência desportiva», segundo o município.
O programa de ocupação de tempos livres Viver o Verão será alargado, «passando a contemplar igualmente uma vertente destinada a proporcionar aos jovens residentes no concelho um contacto real com diferentes áreas profissionais em parceria com os agentes económicos locais».
Ainda no eixo “Lagos Mais Solidário, Seguro e Saudável”, o reforço da segurança será concretizado através da implementação do Corpo da Polícia Municipal já aprovada pelos órgãos municipais e ratificada em Conselho de Ministros. Em 2020 terá lugar a necessária admissão e formação de recursos humanos, preparação das instalações físicas e apetrechamento.
No eixo “Lagos mais Ordenado, Acessível e Limpo” e em matéria ambiental, está prevista a renovação da frota de viaturas e dos recursos humanos afetos à limpeza urbana, a par da implementação de campanhas de sensibilização e responsabilização.
Para a autarquia «as acessibilidades e a mobilidade serão uma prioridade concretizada em obras de grande impacto como a Estrada Municipal 537 (Quatro Estradas – Vila da Luz) e a Via V10 (Estrada da Meia Praia). A realização de um estudo de acessibilidades, circulação e tráfego para a cidade, assim como a implementação dos projetos da Ecovia do Litoral e da Ciclovia Urbana são outras das ações a concretizar no domínio da mobilidade».