Estatísticas confirmam que o “mais lido” continua a ser o diariOnline Região Sul

Entre a imprensa de qualquer região, ou país, existe sempre a disputa do "mais lido", ainda que veladamente. E é natural que assim aconteça!...
Antes, essa referência era registada e publicitada por cada um, à sua maneira, para dizer que o seu jornal era o mais lido. Houve até quem apresentasse faturas da impressão gráfica do seu órgão, a par de outros procedimentos menos claros, com o propósito da fazer valer as suas afirmações, mas todos esses dados, de alguma forma, podiam ser inflacionados...
Hoje com os jornais publicados na Internet, em seus sites, como é natural esse tipo de 'provas' deixou de poder ser usado e, a afirmação do "mais lido" nos tempos modernos só pode ser veiculada por meio de dados registados eletronicamente nos servidores, sendo certo que o inflacionamento desses dados se tornou praticamente impossível.
Assim, sem qualquer margem para dúvida ou contestação, o diariOnline Região Sul, com 292.118 visitantes únicos e 1.745.023 pages views registadas em setembro de 2019 - se ninguém apresentar entretanto dados superiores - continuará a ser o jornal online mais lido da região Sul de Portugal.
Não basta a qualquer site obter o registo de pages views num determinado período. Tem de obter também o registo eletrónico do maior volume de visitantes únicos para poder afirmar a sua liderança.

Visitantes únicos, a certeza

Apesar da leitura das estatísticas poder suscitar diversas interpretações e por isso se poder evidenciar algo que pode ser mais valioso para um determinado interessado num dado momento, só um registo eletrónico consegue ser o que representa a maior penetração na sociedade, ou seja, o que nos indica o maior número de leitores / visitantes.
Note-se que esse é o registo de visitantes únicos - um registo que só ele demonstra a individualidade do visitante, o qual não pode ser adulterado através de sistemas robotizados, ou outros, porque o seu registo (através do IP)  - apenas registado se a segunda visita for efetivamente realizada e dentro do período das 48 horas seguintes.
As terceira, quarta e mais visitas não são registadas como únicas, logo não é possível forçar o registo das repetições de visitantes únicos, contando estas apenas para o volume global de visitantes.
Aqueles que entram no site uma única vez, ficam registados apenas como visitantes, espontâneos e/ou simples, contando também apenas para o volume global de visitantes e não para o número de visitantes únicos. Exemplo: o diariOnline Região Sul registou no último mês de setembro um volume total de 445.054 visitantes, dos quais apenas 292.118 foram visitantes únicos.

Pub
Pages Views, um registo credível mas ...

A contagem de páginas abertas (pages views) representa, por assim dizer, um folhear coletivo do jornal. Ou seja, este dado representa o número de páginas que foram visitadas (ou abertas), podendo ser também um bom indicador do fluxo de visitantes (se se souber a média de páginas abertas por cada visitante), mas essa abertura de páginas sem ser complementada com o número de visitantes únicos acaba por resultar numa informação incompleta.
Por exemplo, o diariOnline Região Sul, registou em setembro último um volume total de páginas visitadas de 3.486.319 páginas, mas apenas 1.745.023 foram páginas abertas pelos visitantes únicos (292.118), devidamente registados e fidelizados como se pode ver no gráfico.

Os diversos Motores de busca

Existem centenas de motores de busca na Net. O mais popular e mais utilizado é sem dúvida o Google, nas suas várias extensões em termos de regiões ou países, como por exemplo o Google.com, ou o Google.fr, o Google.com.br, etc...
A ferramenta de estatísticas do Google é o Analytics, mas deve ser considerado cuidadosamente, porque os dados por ele apresentados não representam a reunião total dos dados produzidos pelos visitantes de um site ou o número total de páginas abertas nesse determinado site que não está a ser veiculado pelo Google Analytics.
Isto porque há muitos outros motores de busca, alguns bem mais antigos que o Analytics, e os seus utilizadores estão naturalmente fora da estatística deste.
Entre muitos outros, salientamos: o SAPO, Yahoo, Firefox, Safari, Bing, DuckDuckGo, MyWay, UOL, MSN, Microsoft Windows Live, MegaIndex, Unknown, Apache, LinkedInbot, Konqueror, etc... para além das redes sociais como o Facebook, Instagram, Messenger, etc... que também desempenham nesta matéria um papel muito importante e que, forçosamente, têm de ser considerados.

AWStats é o nosso contador de estatísticas

É através do sistema eletrónico de registos AWStats que o nosso site está permanentemente a ser 'observado' e registado. Escolhemos este sistema de contador de visitas, há vários anos, muito antes do Google Analytics existir e parece-nos importante mantermos a nossa fidelidade, porque também ele nos devolve a fidelidade de imensos utilizadores de motores de busca existentes na Net, o que faz com que a soma total de visitantes registados - em Portugal, na Europa, nos Estados Unidos da América ou na América Latina e em África, entre outras regiões - faça do diariOnline Região Sul o jornal online mais visitado da região algarvia.
Não temos dúvidas desta afirmação.
Além disso, AWStats é uma ferramenta totalmente independente e que está fora de interesses empresariais do mundo da Net, e que nos garante a necessária transparência dos resultados.



Pub
Mais em Sociedade
GNR apreende metais não preciosos em Almancil e constituiu um arguido

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Almancil, ontem, dia 19 de maio,

Dois detidos em Lagoa na posse de 170 doses de cocaína e heroína

Dois homens de 22 e 32 anos foram detidos no dia 18 de maio por tráfico de estupefacientes, no concelho de Lagoa, segundo informação do

Marchas e arraiais voltam às noites de junho em Portimão 

No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para viver dias de grande animação…

Bombeiros de Monchique com novo veículo de combate a incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Monchique melhoram a sua capacidade de combate a incêndios. Este veículo,…