As unidades de saúde algarvias vão acolher os «Estendais dos Direitos da Criança», com trabalhos realizados por crianças e jovens da região, no âmbito da campanha «Para todas as crianças, todos os direitos».
A iniciativa comemora os 30 anos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que se assinala no próximo dia 20 de novembro.
“Todas as crianças têm o direito de serem ouvidas, de participar e desempenhar um papel ativo na sua sociedade”, refere, em comunicado, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, que se associa à ação em conjunto com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
Para assinalar a data, a coordenação regional da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco da ARS/Algarve, em parceria com a subcomissão de coordenação regional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce e com a coordenação regional dos Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil, lançaram o desafio às crianças e jovens, acompanhadas pelas diversas equipas de saúde do SNS, para fazerem desenhos alusivos ao tema.
A partir de quarta-feira, 20, esses trabalhos vão ser expostos nos «Estendais dos Direitos da Criança» distribuídos pelas salas de espera das diversas unidades dos Centros de Saúde da região e nas unidades de Faro e Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
Os desenhos foram realizados no âmbito das atividades dinamizadas pelos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Núcleos Hospitalares, em colaboração com as Equipas Locais de Intervenção Precoce, os Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil, Equipas de Saúde Escolar e das diversas unidades de saúde dos ACeS e CHUA, durante as quais abordaram esta temática dando a conhecer às crianças e famílias a existência da Convenção dos Direitos da Criança.
“Com esta iniciativa pretende-se, de uma forma saudável e positiva, sensibilizar a comunidade para a importância da Convenção dos Direitos da Criança, aumentar a consciência pública em torno das crianças enquanto cidadãs de direito, facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos e prevenir todas as formas de violência contra as crianças”, destaca a ARS/Algarve.
Atualmente, a ARS Algarve conta com um total de 13 Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nos cuidados de saúde primários e dois Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nas unidades hospitalares de Faro e Portimão.