
Faleceu o campeão Joaquim Moutinho
Joaquim Moutinho, conhecido piloto de velocidade e rallyes, campeão nas duas disciplinas, faleceu esta sexta-feira vítima de doença prolongada, com 67 anos.
Nas pistas Joaquim Moutinho sagrou-se Campeão Nacional de Velocidade em 1981, ao garantir o título de Grupo 5, antes do final da temporada, conduzindo um Porsche 935 Aurora, desforrando-se assim do ano anterior em que foi traído por um Porsche.
Nos troços de estrada, depois de uma década a correr com várias subidas ao pódio no Campeonato Nacional de Rallyes, em 1984 surgiu-lhe uma oportunidade da carreira irrecusável, a Renault Portuguesa decide criar uma equipa para o CNR e convida Moutinho para ser navegado por Edgar Fortes no Renault 5 Turbo Tour de Corse.
Precisamente no ano de estreia, a dupla perde o título nacional pela sabotagem de que fora alvo no Rally do Algarve, quando encontraram ferros no meio da estrada em pleno longo (54 quilómetros) troço de Monchique.

Em 1985 e 1986 arrecadaram dois títulos nacionais e somaram ainda a vitória à geral no Rally de Portugal / Vinho do Porto de 1986, quando as equipas de fábrica abandonaram a prova, sendo o único piloto português a vencer uma prova do Campeonato do Mundo de Rallyes.
Conhecido pela sua rapidez e inconfundível charme e educação, Joaquim Moutinho colocou um ponto final na carreira desportiva em 1987, para se dedicar à representação da Hugo Boss em Portugal.
À família enlutada e aos amigos, o jornal diariOnline Região Sul endereça sentidas condolências.