#NãoSouUmSaco, é este o nome da campanha nacional que a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai lançar na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, pelas 11h00, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, visando contribuir para a prevenção e o combate à violência doméstica, especificamente a que atinge vítimas do sexo feminino, que será materializada na exposição da imagem que ilustra esta noticia, em centenas de locais, de norte a sul do país.
Executada a partir de uma imagem criada pela Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR e originalmente publicada nas suas Redes Sociais, a campanha #NãoSouUmSaco resulta de um desafio lançado pela Guarda a todos municípios de Portugal Continental, no sentido de se associarem, através da disponibilização de espaços publicitários para afixação da imagem da campanha, sob a forma de painéis de grandes dimensões (Outdoors), mobiliário urbano para informação (MUPI’s), folhetos ou outras.
A campanha da GNR tem como parceiros mais de 150 municípios que decidiram aderir a esta causa, garantindo uma alargada difusão da imagem, intencionalmente forte e impactante, e uma ampla transmissão do apelo à denúncia. Recorde-se que, para além de ser um crime, tantas vezes com consequências fatais, a violência doméstica constitui uma preocupação prioritária da Guarda. Trata-se, pois, de uma iniciativa enquadrada numa estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência doméstica, uma vez que este flagelo impõe a adoção de estratégias multissetoriais e de respostas rápidas de múltiplas naturezas.
O lançamento da campanha #NãoSouUmSaco, vai ser em Sintra, e será presidido pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, evento que contará ainda com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel.