O quarto Concurso de Arte Portugal para estudantes foi lançado em todas as escolas secundárias do Algarve e do Alto Alentejo, convidando os estudantes do 10.º ao 12.º anos a submeterem as suas obras de arte.
Trata-se de uma iniciativa da Sovereign Art Foundation (SAF), realizada em vários países, cujo principal objetivo passa por “inspirar, incentivar e recompensar jovens artistas da comunidade, incentivar o desenvolvimento cultural e arrecadar fundos para projetos de caridade envolvendo as artes”.
Em Portugal, o concurso é organizado pela Sovereign - Consultoria Lda, com sede em Lagoa.
Os alunos são convidados a submeter as suas obras, online, até 7 de janeiro de 2020, para revisão por um júri que selecionará os 20 melhores trabalhos.
As obras de arte dos finalistas serão posteriormente exibidas ao público em vários locais no Algarve e também em Estremoz, no Alentejo.
Os alunos vencedores e suas escolas podem ganhar 750 euros pelo 1.º prémio do júri, 500 euros pelo 2.º prémio do júri e 300 euros pelo prémio do voto do público.
No final da competição, as vinte obras finalistas serão vendidas, dividindo-se o valor angariado entre os artistas e o projeto de caridade escolhido pela Sovereign para este prêmio, que será o NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, localizado na Praia da Luz, em Lagos.
Trata-se de uma instituição que administra várias oficinas de arte para adolescentes e adultos com deficiência, residentes e não residentes na instituição.
Mais informações sobre o concurso podem ser consultadas aqui.