Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico comemora 10.º aniversário

(Foto de Arquivo)

A cerimónia de comemoração do 10.º aniversário do Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico está marcada para amanhã, quarta-feira, 27, às 9:30 horas, no Castelo de Silves.

A sessão contará com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, João Catarino.

Ao longo de dez anos, nasceram no centro localizado no concelho de Silves 122 animais, dos quais 89 sobreviveram (73%), e 69 foram já reintroduzidos (78% dos sobreviventes).

De momento, oito novos juvenis nascidos em 2019 aguardam o seu destino, sendo provável que duas crias fiquem em cativeiro devido à sua valia genética como futuros reprodutores do programa de conservação «Ex Situ» e os outros seis libertados em meio natural nos próximos meses.

O programa de reprodução em cativeiro tem como objetivo obter um número suficiente de animais sãos para ajudar a restabelecer a espécie na natureza, com a finalidade de recuperar uma espécie em perigo de extinção.

Simultaneamente, destinam-se a manter uma reserva de animais como salvaguarda contra uma possível extinção na natureza, até que estejam criadas condições para a recuperação do tamanho e viabilidade das populações silvestres.



Exit mobile version