Banda Filarmónica de Odemira celebra 30.º aniversário com Concerto de Gala

A Banda Filarmónica de Odemira vai celebrar o seu 30º aniversário com um Concerto de Gala, no dia 15 de dezembro, às 18h00 horas, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira. O espetáculo contará com a participação especial da artista Sheila Kamayd. As entradas são livres.

A Banda Filarmónica de Odemira e a sua Escola de Música foram fundadas em 15 de dezembro de 1989, nas instalações da Junta de Freguesia de Santa Maria. Os primeiros passos foram dados pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, Manuel Maria dos Reis, e por José Inocêncio Silvestre e António Cansado.

Pub

Com grande afluência de jovens, a banda foi instalada na antiga Sociedade Recreativa. Passados quatro anos, perante a necessidade de um espaço maior, o Presidente da Câmara Municipal estabeleceu um acordo com a Direcção Geral de Saúde de Beja, que autorizou a instalação da Banda na Casa do Povo de Odemira, local que continua a ser a sede da Banda.

A Banda tem representado o concelho de Odemira em todo o país, destacando-se a participação no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense (Arrentela, 1999), Festival de Bandas do Litoral Alentejano e no Jubileu dos Músicos no Santuário de Fátima (2000), bem como as participações no Desfile de Bandas Filarmónicas para a Comemoração da Restauração da Independência – 1 de Dezembro (em 2014, 2016 e 2019).

Em 2015, o Município de Odemira distinguiu a Banda Filarmónica com a Medalha Municipal de Mérito. Desde 2016, tem promovido o Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, que reúne mais de 100 participantes. A Banda tem atualmente 40 músicos, na sua maioria jovens. A Escola de Música dinamiza aulas gratuitas de formação musical e instrumento, contando com 32 alunos.

Daniel Batista é o maestro da Banda Filarmónica de Odemira desde 2013. Natural do concelho de Moura, iniciou os estudos musicais aos 10 anos na escola de música da banda C.R.A.M. “Os Leões” de Moura. Concluiu o 8º grau do curso de música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na classe de saxofone. Durante este período realizou vários estágios e masterclasses. Desempenhou funções de músico na Banda Sinfónica do Exército e na Banda Militar de Évora, terminando este período com um louvor atribuído pelo Major General Adelino Rosário Aleixo. Em 2011, concluiu a licenciatura em saxofone ramo de interpretação e frequenta o mestrado em ensino de música, na Universidade de Évora. Na área da direção de banda, realizou estágios e masterclasses com maestros conceituados.

Pub



Pub
Mais em Sociedade
Renato Pires
Renato Pires vence Campeonato Regional de Cocktails

O barman algarvio Renato Pires venceu ontem, sábado, a final do 1.º Campeonato Regional de Cocktails, realizada em Albufeira

Algarve
Pensar o Algarve 2030 ausculta populações do interior

As sessões de auscultação da população sobre «Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior», promovidas pela Associação In Loco,

Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar