Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

PAN questiona Câmara de Olhão sobre “triste realidade” dos cavalos subnutridos e doentes

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza defendeu, em comunicado, uma maior atuação da Câmara de Olhão em relação à “triste realidade” do aumento do número de cavalos subnutridos e doentes em todo o concelho.

“O número de equídeos subnutridos, desidratados, doentes, lesionados, forçados a trabalhar além das suas capacidades físicas, agravada pela ineficaz atuação das entidades competentes, é uma triste realidade testemunhada diariamente pelos olhanenses”, refere o PAN/Algarve, em comunicado.

Alexandre Pereira, cidadão olhanense filiado no PAN, questionou o presidente da câmara, na última sessão da assembleia municipal, sobre a problemática dos cavalos no concelho, no que toca a fiscalização, controlo e recolha.

O autarca identificou o concelho de Olhão como “um exemplo a seguir” a nível nacional no que toca à eficácia de recolha de equídeos pelas entidades competentes, mas, salienta o PAN, “as denúncias da população garantem exactamente o contrário”.

A comissão política distrital do partido sustenta que, “para que haja transparência”, o protocolo estabelecido com a empresa para a recolha de cavalos deve ser tornado público, devendo a autarquia esclarecer quantos equídeos foram recolhidos e qual o fim que lhes foi dado durante a sua vigência.

“É evidente a necessidade urgente do reforço de meios para uma atuação mais eficaz das autoridades, de modo a salvaguardar a proteção, saúde e bem-estar destes animais”, finaliza o PAN.



Exit mobile version