Centro de Reabilitação do Sul abre portas à Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

A Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines esteve presente no Centro de Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel. Conjuntamente com a Associação de Andebol do Algarve e o Município Sambrasense, as entidades uniram-se com o intuito de dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas últimas épocas no mundo do andebol adaptado em cadeiras de rodas.

«De uma forma empírica, e através da observação direta ao longo dos jogos e treinos da equipa, foram apresentados os benefícios físicos, psicológicos e sociais da prática desportiva adaptada», esclarecem os dinamizadores do encontro. «A ideia desta parceria é, em primeira instância, fomentar a prática desportiva nos utentes, surgindo como um processo de reabilitação física e emocional, e ainda criar uma estratégia que alargue a equipa de andebol em cadeira de rodas, de forma a integrar novos atletas», adianta a Casa.

Pub

O Centro de Reabilitação do Sul recebeu de braços abertos esta proposta e depois da abordagem teórica, ficou agendada uma demonstração com os atletas da equipa, numa iniciativa em que os utentes poderão experimentar a modalidade e trocar experiências com todos os atletas.

O projeto do desporto adaptado na Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines surgiu em 2014, com o Bóccia, e que mais tarde foi constituída a equipa de andebol em cadeira de rodas, com o apoio da Associação de Municípios do Algarve, da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol do Algarve que, juntos, abraçaram este projeto e integraram atletas de vários pontos do Algarve e até internacionais. «Sempre numa perspetiva de mudar o rumo da vida dos atletas, potenciado, não só a vida desportiva, como pessoal de cada um».

Neste momento, além da equipa de andebol em cadeira de rodas, existe uma classe de ginástica adaptada, assim como andebol adaptado à deficiência intelectual. «Um unir de esforços com o mote de potenciar as habilidades e fomentar novos caminhos e visões sobre o futuro».



Pub
Mais em Desporto
Etson Barros
Etson Barros foi quinto classificado nos Iberoamericanos de atletismo

O atleta algarvio Etson Barros foi ontem quinto classificado na final direta da prova de 3.000 metros obstáculos dos Campeonatos

Ricardo Teodósio vence destacado no CPR 

Quarta ronda do Campeonato de Portugal de Rallyes (CPR), o Vodafone Rally de Portugal consagrou o campeão nacional em título, Ricardo

Elfyn Evans lidera Vodafone Rally de Portugal em dia de hecatombe dos Sébastien

Vencedor da prova em 2021, o britânico Elfyn Evans apresentou, esta sexta-feira, a candidatura a um segundo triunfo consecutivo no Vodafone Rally de

F1: polémica em torno do caso apelidado de ‘Red Bull verde’

O fim de semana começou com polémica envolvendo o novo design da lateral dos carros…