
Como vão ser os salários, pensões e subsídios em 2020 ?
Um artigo publicado pela TSF on-line, avança como vão ser os salários na função pública, as pensões e os subsídios no próximo ano. Ou seja, de acordo com a inflação dos últimos 12 meses, até novembro, os salários na função pública irão subir 0,3% para todos os trabalhadores, segundo revelou o Ministério das Finanças. Já o aumento do salário mínimo nacional será de 35 euros por mês, passando dos atuais 600 euros para 635.
No que toca ao aumento das pensões previsto na lei, será de 0,7% para as reformas até 877,6 euros e de 0,2% para as reformas entre 877,6 euros e 2.632,8 euros. As reformas acima deste último valor não terão qualquer aumento. Já a idade normal de acesso mantém-se nos 66 anos e 5 meses e passa a haver um corte de 14,67% nas reformas antecipadas.
Para os casais com filhos há mais subsídio de desemprego. A proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2020 prevê um aumento de 10% para casais com filhos, em que ambos estejam desempregados. O subsídio social de desemprego também vai aumentar 2,44 euros por mês para quem vive sozinho e 3,05 euros por mês para quem tem família. Já para o complemento solidário para idosos, o orçamento da Segurança Social do próximo ano prevê um aumento anual de 188,85 euros, ou seja, cerca de 15,7 euros por mês, refere o artigo da TSF on-line.
Saliente-se ainda que o Governo pretende atualizar os escalões de IRS em 0,3%, em linha com a média da inflação registada até ao mês de novembro. Quem tem filhos até aos três anos beneficiará da dedução de 126 euros para 300 a partir do segundo filho. Já o rendimento anual isento de pagamento aumenta para 9.125 euros e cerca de 30 mil famílias ficam isentas de pagar imposto.
O extenso artigo publicado pela TSF Online, dá-nos também uma perspetiva do que vai mudar em termos de preços em Portugal no próximo 202o, no que concerne a transportes públicos e muito mais... Acompanhe !