Covid 19 – Albufeira toma novas medidas de apoio e prevenção

A Câmara Municipal de Albufeira implementou novas medidas «com o objetivo de minimizar os comportamentos de risco e a propagação do vírus no concelho, mas também a de apoiar famílias e agentes económicos locais».

Espaços e equipamentos públicos, transportes, economia, apoio social e familiar, são algumas das áreas onde a Câmara tomou novas medidas «com vista a minorar a propagação do vírus no concelho, mas também para apoiar os que estão mais vulneráveis», sublinha a autarquia.

Pub

Quanto à gestão de equipamentos públicos e transportes, a autarquia decidiu pela proibição do acesso a parques infantis, parques de merendas, parque de skate, ginásios ao ar livre e polidesportivos a céu aberto. Em simultâneo será intensificado o trabalho de desinfeção dos espaços públicos do concelho, equipamentos e edifícios municipais.  Todas as praias estão interditas as atividades de grupo desportivas, de lazer, culturais, sociais e lúdicas.

Quanto aos transportes públicos, nomeadamente ao GIRO, a autarquia irá complementar as medidas previstas pela EVA, colocando uma solução desinfetante para utilização dos passageiros. Entretanto a EVA implementou já um conjunto de medidas, das quais se destacam o encerramento da porta da frente do autocarro, a suspensão da venda de bilhetes para uma viagem, o que permite que os utentes entrem com passe ou gratuitamente, e a desinfeção diária de todos os autocarros por vaporização. A autarquia recomendou ainda, através da Albucoop, que os motoristas de táxi sigam as recomendações da ANTRAM, usando meios de proteção individual e promovendo a desinfeção do veículo após a saída de cada passageiro, sugerindo ainda a adoção de uma lotação máxima de dois passageiros por veículo.

A autarquia recomendou às empresas do setor marítimo-turístico o «encerramento temporário das atividades».
No âmbito da economia, apoio social e familiar há também um conjunto de medidas que irão entrar em vigor. Destaque para a isenção, na fatura da água, das taxas fixas de água, resíduos sólidos e águas residuais relativas a clientes domésticos e não-domésticos, por um período de quatro meses.

Todas as licenças de ocupação da via pública serão suspensas não sendo emitidas novas licenças. As taxas entretanto liquidadas, servirão de crédito para pagamento da taxa devida aquando do
levantamento da presente suspensão, podendo ser efetuada a sua devolução, caso os respetivos titulares assim o solicitem. Neste sentido, todas as esplanadas deverão ser desmontadas de forma a não permitir a sua utilização e todos os expositores removidos do espaço público. Ainda neste domínio, a autarquia propõe-se isentar o pagamento de taxas de ocupação de via pública e de venda ambulante relativas ao primeiro semestre deste ano.

Pub

Para apoiar as forças que estão no terreno, a autarquia fechou já acordo para providenciar alojamento, quando necessário, a profissionais de Saúde e Forças de Segurança, nomeadamente aos quadros ligados ao Centro de Saúde, Cruz Vermelha, Bombeiros Voluntários de Albufeira e GNR. Além disso ainda se encontram em funcionamento as cantinas das Escolas EB1/JI Olhos D’Água; EB 1,2,3 da Guia e EB1 Albufeira que estão referenciadas para cumprir a orientação de refeições escolares a alunos com Escalão A.

Em simultâneo, as cantinas da EB1,2,3 das Ferreiras e da Escola Secundária de Albufeira estão destacadas para receber filhos de colaboradores ligados às áreas da Saúde, Bombeiros, Cruz Vermelha e Forças da Autoridade.

José Carlos Rolo refere que «estamos em trabalho permanente com as várias equipas do Município e das entidades que estão no terreno, para que possamos dar respostas adequadas à gravidade da situação que atravessamos». O presidente da Câmara Municipal de Albufeira apela a todos os munícipes para que «cumpram as indicações provenientes das entidades de saúde e colaborem ativamente no seu cumprimento».



Pub
Mais em Sociedade
Que todos “aproveitem este Dia da Marinha em Faro”

O capitão-de-mar-e-guerra Fernando Rocha Pacheco nasceu em Penafiel mas há muito tempo que a região…

GNR apreende metais não preciosos em Almancil e constituiu um arguido

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Almancil, ontem, dia 19 de maio,

Dois detidos em Lagoa na posse de 170 doses de cocaína e heroína

Dois homens de 22 e 32 anos foram detidos no dia 18 de maio por tráfico de estupefacientes, no concelho de Lagoa, segundo informação do

Marchas e arraiais voltam às noites de junho em Portimão 

No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para viver dias de grande animação…