Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Covid-19: PAN recomenda instalação de centro de testes gratuitos em Faro

(Foto: CM Gaia)

O PAN/Algarve recomendou à Câmara Municipal de Faro a instalação, no concelho, de um sistema de testes rápidos e gratuitos à Covid-19, em modelo «drive-through», como já existe em Lisboa, Cascais, Porto e Gaia.

“O objetivo principal visa identificar o maior número de pessoas que possam estar infetadas com o coronavírus, para sua própria segurança e de outros, e conter ao máximo a disseminação do vírus”, refere a força política.

O sistema «drive-through» permite a quem quer testar poder fazê-lo de uma forma rápida e sem risco de contágio para o próprio e para terceiros, deslocando-se ao centro de testes na sua própria viatura e fazendo o teste sem necessitar de sair dela.

Para aceder a este sistema de testes, o munícipe deverá fazer marcação prévia num contacto a disponibilizar, a qual deverá obedecer a determinados critérios de triagem (designadamente sintomáticos, de proximidade com um infetado ou de deslocação recente a zona de alto risco de infeção), defende o PAN.

O partido recomenda que estas medidas sejam colocadas em prática “urgentemente” em todos os municípios da região com o apoio da Administração Regional de Saúde (ARS) e outros serviços públicos ou privados, como laboratórios e clínicas.

Paulo Baptista, membro da Assembleia Municipal de Faro e líder do PAN/Algarve, reitera a importância de seguir as orientações da OMS e adaptá-las localmente.

“Elas são claras, é necessário isolar, testar, tratar e rastrear. Não podemos salvar pessoas e preservar a saúde de todos se não soubermos onde está a doença. É um trabalho bastante exigente, mas absolutamente necessário”, frisou.

A pandemia Covid-19 já infetou cerca de 245 mil pessoas em mais de 170 países e regiões, provocando mais de 10.000 mortos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde registava, até às 23:59 horas de quarta-feira, 18, 785 casos de infeção, 25 deles no Algarve.



Exit mobile version