Foto de Arquivo

Covid-19: Sete detenções por desobediência, uma delas por violação do dever de confinamento

O ministro da Administração Interna revelou hoje que, nas primeiras horas do estado de emergência decretado por causa da pandemia de Covid-19, foram detidas sete pessoas por desobediência, uma delas por ter violado o dever de isolamento.

“Verificaram-se sete detenções por constatação de factos de crime de desobediência”, afirmou Eduardo Cabrita, em conferência de imprensa realizada após a reunião de monitorização do estado de emergência, em vigor desde as 00:00 horas de hoje, domingo, 22.

Pub

“Um dos casos foi particularmente grave porque foi de violação do dever de confinamento, que protege não só o cidadão afetado pela doença mas visa proteger toda a sociedade, todos aqueles que com ele entram em contacto”, afirmou o ministro.

Nos restantes seis casos, houve incumprimento das indicações das autoridades sobre “comportamentos ou situações de circulação ou ajuntamento não admissíveis”.

Apesar das detenções, o governante frisou “o espírito de responsabilidade” da maioria dos portugueses e que a ação das forças policiais foi “maioritariamente pedagógica”, alertando os cidadãos para o estado de emergência.

Eduardo Cabrita destacou a “forma tranquila” como tem sido assegurado o pleno funcionamento das cadeias de abastecimento, designadamente produtos essenciais.

Pub

“Queria também ressalvar que todos os serviços públicos essenciais estão em pleno funcionamento e fizemos essa verificação. O abastecimento de água, de energia e o funcionamento das redes de recolha de resíduos são áreas essenciais à vida em comunidade e iremos continuar a monitorizá-las de forma muito próxima”, acrescentou o ministro da Administração Interna.

A pandemia Covid-19 já infetou cerca de 329 mil pessoas em mais de 180 países e regiões, provocando mais de 14.400 mortos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde registava, até às 23:59 horas de sábado, 21, 1.600 casos de infeção (35 no Algarve) e 14 óbitos (um na região algarvia).



Pub
Mais em Sociedade
Renato Pires
Renato Pires vence Campeonato Regional de Cocktails

O barman algarvio Renato Pires venceu ontem, sábado, a final do 1.º Campeonato Regional de Cocktails, realizada em Albufeira

Algarve
Pensar o Algarve 2030 ausculta populações do interior

As sessões de auscultação da população sobre «Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior», promovidas pela Associação In Loco,

Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar