
Covid-19: Câmara de Faro fiscaliza cafés e bares que continuam abertos ao público
A Câmara Municipal de Faro está a realizar, em articulação com as autoridades, diversas ações de vigilância e fiscalização em cafés e bares que continuam a funcionar com atendimento ao público apesar do estado de emergência em vigor.
“Apesar do estado de exceção em que vivemos, vários cafés e bares, nomeadamente nas freguesias rurais, mantiveram-se abertos ao longo dos últimos dias sem respeitar quaisquer regras de segurança e prevenção recomendadas, pondo assim em risco a segurança e saúde de funcionários, clientes e população em geral”, relatou a autarquia, em comunicado.
O município voltou, por isso, a fazer um apelo muito sério aos proprietários de estabelecimentos não essenciais do setor não alimentar do concelho, para que “encerrem as portas imediatamente, sendo parte ativa no combate à propagação do vírus Covid-19”.
Em caso de infrações ao encerramento verificadas pelo Serviço de Fiscalização da autarquia, em articulação com as autoridades competentes, os prevaricadores serão punidos à luz do quadro legal vigente.
Além da necessidade de recato social – e confinamento obrigatório (cuja violação é crime de desobediência) para doentes infetados ou pessoas em vigilância ativa –, foi decretado o encerramento obrigatório de todos os estabelecimentos comerciais com atendimento ao público, à exceção dos que vendem bens alimentares, farmácias e bombas de gasolina, que devem, ainda assim, privilegiar o atendimento à porta e ao postigo, para evitar contacto entre clientes e colaboradores, de acordo com as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde. Já os cafés e restaurantes devem ser encerrados ao público, devendo funcionar, mas apenas para «take away» ou entregas ao domicílio.
A pandemia Covid-19 já infetou cerca de 372 mil pessoas em mais de 190 países e regiões, provocando mais de 16.300 mortos.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde registava, até às 23:59 horas de domingo, 22, 2.060 casos de infeção (42 no Algarve) e 23 óbitos (um na região algarvia).