Covid-19: 27 detidos e 274 estabelecimentos encerrados no estado de emergência

As autoridades fizeram 27 detenções e fecharam 274 estabelecimentos comerciais desde a entrada em vigor do estado de emergência, revelou hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Desde as 00:00 horas de domingo, 22, e até às 20:00 horas de terça-feira, as forças policias detiveram 27 pessoas por violação das regras definidas em estado de emergência, quer pelo desrespeito do isolamento pessoal quer pelo “não acatamento reiterado” das recomendações feitas pelas autoridades.

Pub

Por outro lado, 274 estabelecimentos comerciais foram encerrados por violarem a obrigação de suspensão de atividade, a não ser no quadro restrito de funcionamento permitido pelo decreto que está em vigor há dois dias.

O ministro da Administração Interna salientou, em conferência de imprensa, “a marca de adesão generalizada dos portugueses e significativa tranquilidade, compreensão e respeito pelas regras de distanciamento social”, para prevenir o alastramento da pandemia.

Ainda assim, ressalvou, verificaram-se “comportamentos absolutamente inaceitáveis”.

As atividades físicas são incentivadas, mas na área de residência, “não se justificando deslocações de automóvel” para efetuar passeios.

Pub

Também “não pode haver” consumo de bebidas alcoólicas junto a estabelecimentos que, alegadamente, estão a servir refeições para fora, avisou o governante.

A pandemia Covid-19 já infetou cerca de 401 mil pessoas em mais de 190 países e regiões, provocando mais de 17.500 mortos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde registava, até às 23:59 horas de segunda-feira, 2.362 casos de infeção (46 no Algarve) e 33 óbitos (um na região algarvia).

[Em Atualização]



Pub
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no