José Mateus Moreno - Fundador do diariOnline Região Sul / Correspondente no Brasil

Tudo Covid-19 ?! Não há vítimas de outras doenças ?

Sou um indivíduo por vezes desconfiado, principalmente quando detenho motivos para tal. Não sou incrédulo, mas também não acredito em tudo e aborrecem-me as massificações gratuitas ou tendenciosas.

Por exemplo, desde que o novo coronavírus foi identificado como pandemia, gerador do Covid-19 enquanto vírus mortífero para o qual não existe ainda uma vacina eficaz e por isso já morreram muitos milhares de pessoas em todo o mundo, deixei de ver os tradicionais dados estatísticos e/ou registos de causas de morte, de outras naturezas reconhecidas como sazonais, designadamente pela gripe normal - Influenza A, H1N1, Influenza sazonal, Dengue, Paludismo, Pneumonia, etc…

Pub

Como é sabido e está cientificamente comprovado, as crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido correm maior risco de contrair a gripe ou outra doença sazonal e, todos os anos há informação de que “X” pessoas morreram vítimas dessas doenças epidemiológicas.
Desde que o COVID-19 se implantou entre nós, mais ninguém foi desta para melhor por causa identificada noutra doença, que não esta que está na ordem do dia.
Incrível, não acham?

Seria interessante as autoridades de Saúde divulgarem quantas pessoas estão a morrer vítimas de doenças sazonais (como as que atrás enumerei) e bem assim fazerem uma diferenciação entre vítimas da “COVID-19” ou de outras causas.

Um artigo publicado no diariOnline Região Sul, intitulado "Dados úteis sobre o vírus Corona" da autoria do Dr. Nuno Craveiro Lopes, dá-nos indicações precisas de como podemos prevenir o contágio deste novo Corona vírus, ou mesmo evitá-lo e destruí-lo. Dispenso-me, portanto, de tecer quais considerações sobre essa vertente, de proteção e contágio, designadamente.
Haja boa Saúde para todos.
Feliz Páscoa !...

Nota: De acordo com uma notícia do Expresso, de 21.02.2020, citando dados do INE, em 2018 registaram-se  5.764 de mortes por pneumonia, representando 5,1% da mortalidade.
E em 2020 até agora ? Zero?

Pub

 



Pub
Mais em Opinião
Vacinação contra a tuberculose

Dirigindo-me à DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE, venho por este meio lembrar que estamos no meio de uma guerra, que repudio totalmente, e com resultado

Fígado Gordo: a prevenção passa essencialmente pela adoção de uma alimentação saudável

A alimentação saudável tem uma grande importância no que respeita à prevenção e ao tratamento da esteatose hepática, doença habitualmente

E se o bem é expedido, ainda que não pedido, será que o preço é devido ?

E há quem caia na “esparrela” e entenda pagar, satisfazendo a pretensão do fornecedor. E por pruridos outros que não cabe analisar na

Euro visão e o urso faminto

Ainda ecoa em mim: “Luxembourg, douzepoints!”. Nessa época, Portugal nunca recebia doze pontos, o Luxemburgo já colecionava vitórias. Era uma