Hospital de campanha de Portimão está operacional

O Hospital de campanha de Portimão, instalado no Portimão Arena, vai permanecer em prontidão, pelo menos durante o próximo verão, como medida preventiva face ao desenvolvimento da pandemia da Covid-19, em particular nesta fase de desconfinamento gradual.

A novidade foi transmitida por Isilda Gomes a José Apolinário, durante a visita de trabalho que o Secretário de Estado a desempenhar funções de coordenador na Região do Algarve da execução da Declaração da Situação de Calamidade, fez ontem, dia 10 maio, ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão onde se encontra instalado o Drive Thru e o novo Hospital de Campanha de Portimão.

Pub

Depois da visita ao centro de rastreio Drive Thru, que ontem estava a ser operacionalizado pelo ABC - Algarve Biomedical Center, onde estavam a ser realizadas as colheitas para testes à COVID-19 a todos os trabalhadores das Creches do Barlavento Algarvio, foi apresentado em pormenor o Hospital de Campanha, instalado na nave do Portimão Arena e que mereceu os mais rasgados elogios das diversas entidades reponsáveis.

Hospital de campanha no Portimão Arena

«Em Portimão temos de garantir as melhores respostas aos piores cenários, foi desta forma que a Isilda Gomes iniciou a apresentação deste Hospital de Campanha; uma capacidade que não existia em Portimão e que foi necessário, num curto espaço de tempo, assegurar a sua montagem e operacionalização no âmbito da estratégia regional da Proteção Civil de combate à pandemia da Covid-19», assegura a autarquia.

A unidade conta com 100 camas, 22 das quais articuladas, possuindo no seu conjunto três enfermarias com quartos individuais (30 camas) e oito com quartos duplos (64 camas), além de uma unidade de doentes críticos (seis camas). Tem ainda áreas de decisão clínica, apoio médico e reuniões setoriais, bem como espaços de apoio psicossocial e de aprovisionamento.

Este hospital de campanha está apetrechado com equipamento médico de monitorização, diagnóstico e tratamento de doentes críticos, oxigenoterapia, contando ainda com um espaço dedicado à morgue, e contempla todos os pormenores que a situação exige, com destaque para circuitos perfeitamente definidos e identificados, com pontos de entrada específicos para doentes, profissionais e familiares, e uma sinalética inerente  à necessária segurança que o espaço exige separando claramente áreas de sujos das não contaminadas, com um tratamento adequado de resíduos hospitalares.

Pub

Esta estrutura começou a ser montada pelo município de Portimão no mês de abril, tendo para o efeito contado com o apoio cientifico, técnico e operacional do ABC - Algarve Biomedical Center, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Hospital Particular do Algarve.

Todos os equipamentos agora instalados no Portimão Arena foram adquiridos pela autarquia, sendo que quando  for tomada a decisão de desmontar o hospital de campanha, toda a estrutura será arrumada em contentores, que permanecerão em Portimão e, em situações de acidente grave ou catástrofe, poderá ser montado num só dia, ficando prevista a sua mobilidade em transporte terrestre, ferroviário ou aéreo.



Pub
Mais em Saúde
Covid-19: Rt desceu mas novos casos, internamentos e óbitos subiram

Esta sexta-feira, a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizaram os dados da pandemia e deram

Varíola dos macacos avança em Portugal para 74 casos

A varíola dos macacos continua a aumentar em Portugal, onde nas últimas horas se confirmaram 16 novos casos

No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do