Associação de Bebidas Espirituosas defende reforço dos programas de prevenção de consumo álcool por menores

A ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas considera positivo o facto dos jovens portugueses estarem a consumir menos bebidas alcoólicas, cuja posição assenta na tendência que sobressai no “Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Droga e outros Comportamentos Aditivos e Dependências – 2019”, divulgado pelo SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

A ANEBE considera os números encorajadores e que atestam a importância de continuar a exercer um papel de responsabilidade social de prevenção em matéria de álcool nos menores de idade. O consumo de bebidas alcoólicas em excesso é uma das maiores preocupações e prioridades de ação da ANEBE e de toda a indústria das bebidas espirituosas.

Pub

“Há um caminho a percorrer e não devemos baixar a guarda, sobretudo, importa não obliterar os ganhos conseguidos nos últimos anos. Vivermos em plena situação de pandemia, não deve retirar importância a outras questões relevantes de saúde pública. O consumo de bebidas alcoólicas por menores é uma batalha que só pode ser ganha em cooperação com todos os intervenientes, públicas e sociedade civil”, defende João Vargas, Secretário-Geral da ANEBE.

A ANEBE desenvolve com vários parceiros da sociedade civil – associações juvenis, associações académicas nas áreas da medicina e enfermagem, escolas, associações da economia social – o programa “Menores nem uma Gota”.

O programa tem como missão mobilizar a sociedade portuguesa para o cumprimento das metas e objetivos do Plano Nacional para a Redução de Comportamentos Aditivos 2020, que visam a redução do consumo de bebidas alcoólicas a menores.

Entre 2017 e 2020, o programa “Menores nem uma Gota” desenvolveu várias ações de prevenção e sensibilização por todo o país com escolas, pais e alunos, assim como uma estratégia digital destinada aos pré-jovens e jovens – www.menoresnemumagota.pt.

Pub

A ANEBE apela a toda a sociedade civil para se manter vigilante e continuar o esforço de promoção de iniciativas de prevenção de consumo de álcool com escolas, alunos e pais para este grande desígnio. Todos não seremos demais neste esforço.



Pub
Mais em Sociedade
IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no

Aljezur apoia e reforça dispositivo de combate a incêndios rurais

No âmbito do protocolo relativo ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais de 2022,…