Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

GAL prevê investimento de 311 mil euros no escoamento da produção agrícola do Algarve Central

O último concurso do Grupo de Ação Local Interior do Algarve Central contempla um investimento de cerca de 311 mil euros para apoio ao escoamento da produção agrícola através de cadeias curtas e mercados locais.

“No caso do GAL Interior do Algarve Central, este anúncio fechou a 6 de maio com 13 candidaturas recebidas que representam um valor de investimento proposto de 311.574,18 euros, o que se traduz num apoio previsto do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural de 194.945,94 euros, muito superior ao valor do aviso – 52.795,75 euros -, o que manifesta a importância desta medida nos tempos atuais”, reforçou, em comunicado, a Associação In Loco, gestora deste GAL.

“Este aviso vai ser reforçado de forma a englobar todas as candidaturas que venham a ter parecer favorável”, assinalou a associação.

No total, em todo o país são mais de 4,5 milhões de euros de ajuda para a pequena agricultura disponibilizados pelos GAL para apoio ao escoamento da produção local através de cadeias curtas e mercados locais.

A última medida gerida pelos GAL localmente no âmbito da Abordagem LEADER/DLBC do PDR2020 Programa de Desenvolvimento Rural, visa dinamizar a criação de cadeias curtas de distribuição agroalimentar e modelos de comercialização de proximidade de produtos agrícolas e transformados, adaptando as respostas locais aos novos tempos de convivência com a COVID-19.

A portaria enquadra-se num conjunto de medidas excecionais e temporárias, em tempos de Covid-19, com o objectivo de “promover e agilizar os canais de comercialização de produtos alimentares locais”.

Entre as possibilidades de escoamento da produção, promovidas pelo Ministério da Agricultura com o envolvimento dos Grupo de Acção Local e da Federação Minha Terra, destaca-se igualmentea campanha e plataforma «Alimente quem o alimenta», que reúne já mais de 900 produtores inscritos e regista perto de 100 mil visualizações desde meados de abril.



Exit mobile version