Operação “Peso Pesado” da GNR resultou em 649 contraordenações

No dia 22 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizou uma operação de fiscalização intensiva de veículos de transporte de mercadorias, orientando as ações para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifica um maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

O objetivo da operação foi promover a segurança rodoviária e o cumprimento dos normativos legais aplicáveis ao transporte rodoviário de mercadorias, evitando que, após as restrições causadas pela pandemia Covid-19, se realizem práticas irregulares que colocam em causa a segurança dos condutores e demais utentes da via pública.

Pub

Os militares das subunidades de trânsito dos Comandos Territoriais do continente e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), com o apoio da Unidade de Ação Fiscal (UAF), fiscalizaram 1.096 condutores de veículos de mercadorias, tendo registado 649 contraordenações, destacando-se 371 por excesso de peso, 40 relacionadas com o tacógrafo, 33 relacionadas com iluminação e sinalização, 18 por irregularidades nos pneus e 14 por acondicionamento e disposição da carga.

Durante a operação a GNR realizou 621 testes de álcool, dos quais resultaram dois excessos de álcool no sangue, pelo que a nível fiscal, a Guarda salienta que ter sido levantados 38 autos de contraordenação relacionados com o Regime de Bens em Circulação, 11 autos de contraordenação relacionados com o imposto sobre veículos e 11 viaturas foram apreendidas, avaliadas em 155 mil euros.



Pub
Mais em Nacional
Reforço de meios de combate a incêndios no terreno até dia 31

O dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) para este ano, conforme definido pela…

Língua Portuguesa é a quarta mais falada no mundo

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas O Instituto Camões informou hoje, 5 de…

CNN: Marcelo pediu mais meios para as forças armadas e “consenso nacional” (c/vídeo)

Presidente da República centrou nas forças armadas a sua intervenção na sessão solene que assinalou…

DGRM efetua venda antecipada de Alabote congelado apreendido

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai promover uma venda antecipada de 743 kg de Alabote apreendido.