Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Parlamento aprovou recomendações para construção de novo hospital em Lagos

A Assembleia da República aprovou ontem, quinta-feira, os quatro projetos de resolução que recomendam ao governo a construção de um novo hospital em Lagos, apresentados por BE, PCP, PAN e «Os Verdes».

O projeto de resolução do PAN teve os votos a favor do PSD, Iniciativa Liberal, Chega, BE, PCP, «Os Verdes», da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira e de seis deputados socialistas e a abstenção do PS e do CDS-PP.

O PAN defende a construção de uma “infraestrutura de saúde de proximidade, com um planeamento adequado das suas valências futuras e integrado na rede de cuidados de saúde”, que sirva as populações dos concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, bem como os turistas nacionais e estrangeiros que visitam esta região.

“Foram retirados serviços e valências, designadamente bloco operatório e maternidade, e reduzidos os recursos humanos e materiais, apesar dos insistentes e repetidos protestos públicos e tomadas de posição quer pela população, quer pelas autarquias locais”, realça o partido sobre a atual unidade.

Já as propostas do BE, PCP e «Os Verdes» contaram, além desses partidos, com o apoio do PAN, Chega, de seis deputados do PS e da deputada não inscrita Joacine Katar-Moreira, enquanto PS, PSD e CDS-PP se abstiveram e a Iniciativa Liberal votou contra.

Na quarta-feira, a Assembleia da República debateu uma petição promovida pela Assembleia Municipal de Lagos e que reuniu mais de 4.500 assinaturas, a qual reclamava a “construção urgente” de um novo hospital na cidade, de forma a “a aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde”.



Exit mobile version